UFC é 3ª do País no desporto entre as universidades públicas

Imagem: Premiação da delegação da UFC nos JUBs Beach Games (Foto: CBDU)A Liga de Desporto da Universidade Federal do Ceará foi classificada em terceiro lugar no ranking do Troféu Eficiência, da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), entre as universidades públicas federais e estaduais. No panorama geral, a UFC avançou três posições e ocupa agora a nona colocação entre as 285 instituições participantes.

A UFC contribuiu também para que, pela primeira vez, a Federação Universitária Cearense de Esportes (FUCE) conquistasse neste ano o primeiro lugar entre todas as 27 Federações Universitárias do País. Os resultados foram divulgados em 12 de novembro, após a avaliação de desempenho das universidades em cerca de 30 modalidades esportivas.

Os Melhores do Ano, de acordo com o Troféu Eficiência, ranking criado pela CBDU para classificar as instituições de ensino superior (IES) e Federações Universitárias Estaduais (FUEs), são escolhidos no fim de cada temporada. No ranking das federações, foi somada a pontuação de todas as IES do Estado, indicando que o desporto universitário cearense é o mais competitivo do País. Durante o ano, são contabilizados os pontos conquistados em eventos esportivos oficiais da CBDU, sendo premiadas as cinco IES e as cinco FUEs mais bem posicionadas no quadro geral.

O coordenador de Atividades Desportivas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), Wildner Lins, comemora o prêmio da CBDU, por situar a UFC em posição de destaque entre as 10 instituições nacionais mais eficientes no desporto universitário. Ele frisa que, em 2007, a Universidade chegou a ocupar a 112ª colocação, quando o ranking de eficiência das IES nos Jogos Universitários Brasileiros ainda era de responsabilidade do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

“A partir da implantação do Programa de Bolsa de Incentivo ao Desporto, em 2010, outras ações foram tomadas para o desenvolvimento do potencial esportivo estudantil na Instituição, contribuindo para uma melhor formação acadêmica e esportiva dos estudantes-atletas”, reforça Wildner Lins.

RANKING – O Troféu Eficiência atua como forma de incentivo para a participação das instituições de ensino superior e das federações universitárias estaduais nos eventos promovidos pela CBDU, além de proporcionar aumentos quantitativos e qualitativos das competições dentro do calendário anual.

Entre as instituições públicas, a UFC ficou em terceiro lugar, ao lado da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Veja a classificação completa das IES no Troféu Eficiência 2019.

Fonte: Wildner Lins, da Coordenadoria de Atividades Desportivas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC – fone: (85) 3366 7871