Gestores debatem diretrizes do programa de bolsas; oferta em 2020 está integralmente mantida

Reunião entre gestores da UFC O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, os diretores das 17 unidades acadêmicas da Instituição e integrantes da administração superior reuniram-se, na manhã desta segunda-feira (25), na Reitoria, para apresentar contribuições à minuta da portaria que trata da oferta de bolsas da UFC para 2020.

A portaria havia sido disponibilizada na última quinta-feira (21), via Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O objetivo era antecipar a apresentação do documento, para que todos os tópicos pudessem ser discutidos e aperfeiçoados na reunião desta segunda-feira (25), previamente agendada com os diretores de unidades.

A portaria em construção segue as premissas da Resolução nº 8 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), de 26 de abril de 2013, e busca alinhar o programa de bolsas da UFC aos objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade (PDI).

TODAS AS BOLSAS ASSEGURADAS – Durante o encontro, os gestores puderam apresentar propostas – que foram acatadas pela Reitoria – e ampliar a compreensão sobre o documento.

O reitor da Universidade, Prof. Cândido Albuquerque, assegurou a manutenção total do número de bolsas da atual oferta para o ano de 2020. Atualmente, cerca de R$ 30 milhões são destinados ao pagamento de bolsistas na UFC, oriundos de recursos próprios da Instituição, do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e de outras fontes.

Foto da reunião dos diretores com o reitor Cândido AlbuquerqueFoi esclarecido aos presentes que os programas PRECE (Programa de Educação em Células) e PACCE (Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis) não serão extintos. Acatou-se a sugestão dos diretores de tornar explícito no texto da futura portaria que essas ações serão abrigadas nos editais geridos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Segundo o Prof. Augusto Albuquerque, pró-reitor de Relações Internacionais da UFC, os coordenadores e orientadores dessas ações continuarão podendo pleitear bolsas, garantindo-se o funcionamento dessas atividades.

Os gestores também expuseram a necessidade de que o sistema de acompanhamento e avaliação de impacto e resultado das bolsas leve em consideração as especificidades de cada unidade acadêmica e das diferentes áreas do conhecimento – o que foi corroborado pela Reitoria.

Uma das propostas é que experiências hoje exitosas de acompanhamento e avaliação de resultados na UFC possam ser tomadas como parâmetro, a fim de que se construa um sistema justo e eficiente para toda a Universidade, respeitando-se as particularidades das unidades.

A portaria também definirá diretrizes para a alocação de bolsas destinadas a atividades e projetos estratégicos da administração superior, regulamentando e dando mais transparência à distribuição dessas bolsas.

Reitor reuniu a administração superior na ReitoriaSOBRE A REGULAMENTAÇÃO – A proposta de regulamentação da alocação de bolsas na UFC vem sendo construída desde outubro de 2019. O objetivo é criar um conjunto de diretrizes estratégicas que possam ampliar oportunidades, estimular novos projetos, aumentar a participação das unidades do Interior e reforçar pesquisa, ensino, extensão, inovação, empreendedorismo e internacionalização na UFC.

A reunião desta segunda-feira (25) é parte de uma série de encontros cujo objetivo é coletar opiniões e sugestões, que têm sido acatadas, rumo à construção do documento final. No encontro anterior, realizado no dia 11 de novembro, várias contribuições dos diretores foram incorporadas.

“Pudemos apontar várias questões, como a importância de programas que visam reduzir a evasão, a exemplo do PAIP [Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência], sugerir a simplificação da portaria, dentre outras coisas. Esse momento é muito importante porque, como os diretores estão na ponta, mantendo-se o diálogo, evitam-se ruídos com a comunidade universitária. Essa discussão prévia das decisões vai proporcionar uma melhor gestão”, considerou a Profª Regina Célia Monteiro de Paula, diretora do Centro de Ciências, em entrevista após a reunião de hoje (25).

O reitor Cândido Albuquerque agradeceu as contribuições dos diretores, ressaltou a importância do diálogo e se disse aberto à discussão: “Todos nós temos um único objetivo: melhorar a Universidade. Vamos dialogar, e eu estou totalmente aberto a isso. A intenção de fazer qualquer coisa sem a participação das unidades acadêmicas é zero. O que nós não podemos é ter medo de mudar, de aperfeiçoar e de dar mais eficiência a nossos processos”, apontou o reitor.

O diretor do Centro de Humanidades, Prof. Cícero Anastácio Araújo de Miranda, também ressaltou a importância do diálogo entre as diretorias e a administração superior. “A abertura da comunicação e a posição da Reitoria de que irá escutar os diretores é um passo adiante. Precisamos deixar claro que não há medo de mudança naquilo que precisa melhorar. Estamos aqui para trabalhar pelo melhor. O que é preciso é estabelecer bem as bases e os parâmetros”, afirmou o Prof. Cícero.

Mais informações e esclarecimentos sobre a portaria que regulamenta o programa de bolsas da UFC serão divulgadas em breve, a partir da publicação oficial do documento.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331