Ação de extensão Colcha de Retalhos é convidada para Feira de Tecnologias Ambientais em Angola

Senhora costurando com materiais em cima de uma mesaA ação de extensão Colcha de Retalhos, que desenvolve, em parceria com a Universidade Federal do Ceará, o empreendedorismo feminino de base comunitária com mulheres no Grande Bom Jardim, em Fortaleza, foi convocada para participar da 7ª Feira Internacional de Tecnologias Ambientais – Ambiente Angola 2020, em Luanda, Angola. Nesta edição, o evento trará o tema “Promover a economia circular em todos os setores da vida nacional”.

O projeto atua com mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica do Grande Bom Jardim, a partir do reaproveitamento de resíduos de tecidos. O objetivo é qualificar essas mulheres na área de moda, por meio de aulas que buscam associar teoria e prática, para promover uma fonte de geração de renda.

O evento será realizado de 5 a 8 de junho de 2020 e contará com exposição e uma série de conferências sobre temas ligados à economia circular. A expectativa é que a feira receba 8 mil visitantes, entre o público nacional e estrangeiro, para prestigiar cerca de 100 expositores. Além da coleção idealizada para apresentação na feira, que em breve terá lançamento em Fortaleza, a equipe ministrará oficinas para as mulheres das comunidades de Luanda.

Janaína Fernandes, coordenadora-geral do projeto Colcha de Retalhos e da Rede de Mulheres Solidárias, explica que a expectativa do projeto com a participação no evento é “ampliar e multiplicar as ações, fortalecer as parcerias, sensibilizar as comunidades sobre o problema do lixo, demonstrar soluções transformadoras através do reaproveitamento de retalhos e expandir o projeto, para atingir o máximo de mulheres, na busca pelo fortalecimento do empreendedorismo feminino, independência financeira e geração de renda”.

Produtos feitos a partir de retalhosPROJETO – As atividades do Colcha de Retalhos, concentradas no Ateliê de Moda do Centro de Referência do Empreendedor (CRE) do Bairro Bom Jardim, são orientadas pela Profª Eveline Azevedo e por Fabrício Batista, aluno do Curso de Design-Moda da UFC, sob coordenação-geral da Profª Araguacy Filgueiras, coordenadora do Projeto Moda Inclusiva e vice-diretora do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC.

O projeto é uma iniciativa da Rede de Mulheres Solidárias em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza, o Projeto Moda Inclusiva Ceará do Curso Design-Moda da UFC, o Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA/CE), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município de Fortaleza (SDE/PMF) e a Pena Indústria e Comércio.

Fonte: Vile Matos, coordenadora social do projeto – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.