PROINTER recebe pesquisador da École Normale Supérieure Paris-Saclay para discutir parcerias

Imagem: foto dos professores sentados ao redor da mesaO diretor do Laboratório de Mecânica e Tecnologia (LMT) da École Normale Supérieure Paris-Saclay (França), Prof. Ahmed Benallal, visitou, na manhã dessa segunda-feira (25), a Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) da Universidade Federal do Ceará. A reunião, conduzida pelo Prof. Augusto Albuquerque, titular da PROINTER, tratou de futuras parcerias entre as instituições.

A UFC e a École Normale Supérieure de Paris-Saclay já são parceiras no Programa CAPES / Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (COFECUB) n° 773/13, com pesquisas voltadas para o uso de fibras vegetais como reforço de compósitos poliméricos. Na UFC, o Laboratório de Mecânica da Fratura e Fadiga (LAMEFF) do Departamento de Engenharia Mecânica e Metalúrgica, coordenado pelo Prof. Ênio Pontes de Deus, é o responsável pela cooperação.

Além dos professores Augusto Albuquerque e Ênio Pontes de Deus, também estiveram na reunião o Prof. Rodrigo Rêgo, coordenador de Intercâmbios e Convênios Internacionais da imagem: fotos das pessoas presentes à reunião sentadas ao redor da mesaPROINTER, e a pesquisadora Milene Muniz Eloy da Costa, que finalizou doutorado com cotutela entre UFC e École Normale Supérieure de Paris-Saclay com o trabalho "Physical and mechanical behavior of composites made of green polyethylene matrix reinforced by long bamboo fibers: influence of the physical and chemical treatment of the fibers on the fibers and on the composites” (Comportamento físico e mecânico de compósitos produzidos com matriz de polietileno verde reforçados com fibras longas de bambu: influência dos tratamentos físicos e químicos das fibras sobre as fibras e sobre os compósitos).

SAIBA MAIS – O Programa CAPES/COFECUB seleciona projetos para fomentar o intercâmbio entre instituições de ensino superior e centros de pesquisa brasileiros e franceses, a fim de estimular a formação de recursos humanos de alto nível nos dois países.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331