PPG em Psicologia e Políticas Públicas recebe Elisa Lacerda-Vanderborn, da Universidade de Calgary

Imagem: foto de uma mulher branca, loira e cabelos longosO Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará em Sobral recebe, nesta semana, Elisa Lacerda-Vanderborn, professora da Escola de Educação Werklund da Universidade de Calgary em Alberta, no Canadá. A docente participará, nos dias 28 e 29, de palestras e rodas de conversa relacionadas à infância e adolescência no âmbito da educação. As atividades serão abertas ao público, sem necessidade de inscrição.

Na quinta-feira (28), Elisa Lacerda-Vanderborn participará, juntamente com as professoras Bárbara Monte, do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS), e Yvonne Poitras Pratt, diretora de Educação Indígena da Escola de Educação Werklund da Universidade de Calgary, da mesa-redonda “Políticas públicas de acolhimento e serviço de proteção à criança no Brasil e no Canadá”. A atividade ocorrerá às 16h no auditório do Campus da UFC em Sobral (Rua Coronel Estanislau Frota, 563, Centro).

Na ocasião, as debatedoras abordarão aspectos das políticas públicas de acolhimento e serviço de proteção à criança, abrindo espaço para um debate sobre as práticas desenvolvidas nos dois países. Para compreender as críticas ao sistema adotado no Canadá, o público será introduzido, ainda, nos problemas derivados de práticas coloniais no país.

No mesmo dia, às 20h, Elisa Lacerda-Vanderborn participará da roda de conversa “Universidade no Canadá: uma conversa introdutória”. A atividade ocorrerá na sala 1 do Campus da UFC em Sobral. O objetivo é apresentar ao público interessado esclarecimentos gerais sobre a estrutura e as possibilidades de estudo em universidades canadenses.

Na manhã de sexta-feira (29), a docente ministrará a palestra “Desaprender para crescer: o impacto da escola no bem-estar dos adolescentes”. A palestra está marcada para começar às 9h, no auditório do mesmo campus. A ideia é discutir medidas educacionais baseadas em conceitos e ideais individualistas que criam obstáculos para o bem-estar do jovem no Canadá. Em contrapartida, a palestrante apresentará experiências de projetos interdisciplinares baseados em objetivos e aspirações de comunidades locais como maneira para contribuir com o bem-estar do jovem durante e após a vida escolar.

As atividades serão realizadas pelo Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas em parceria com o Grupo de Pesquisa em Música e Artes (PESQUISAMUS), Laboratório de Estudos das Desigualdades e Diversidades (LAEDDES), ambos da UFC, e com a Universidade de Calgary. A primeira atividade conta ainda com o apoio do Centro Universitário UNICHRISTUS.

CURRÍCULO – Paranaense, Elisa Lacerda-Vanderborn se mudou em 2004 para o Canadá, onde se graduou (2009) em Psicologia pela Universidade Simon Fraser, em Vancouver, e fez mestrado (2014) em Psicologia Educacional na mesma universidade. Atualmente trabalha na Escola de Educação Werklund, na Universidade de Calgary, onde desenvolve pesquisas sobre filosofia política e social e filosofia da ciência.

Suas investigações se concentram em ideias filosóficas e teóricas sobre o self, como este é interpretado e traduzido em práticas e legislações sociais institucionais. A pesquisadora critica as abordagens individualistas em favor de perspectivas mais comunitárias do self na aprendizagem e no bem-estar da criança e do adolescente na educação.

Fonte: Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas – fone: (88) 3695 4641