Academia Cearense de Medicina visita a UFC e parcerias acadêmicas e culturais são reafirmadas

Imagem dos integrantes da Academia ao redor da mesa, na Reitoria, com reitor no fundoEm reunião realizada na tarde desta quarta-feira (27), o reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, recebeu o presidente da Academia Cearense de Medicina, Djacir Figueiredo, e outros integrantes da diretoria da instituição, em seu gabinete, na Reitoria.

O encontro reafirmou parcerias entre a Academia e a nova gestão da Universidade. “Nós temos uma relação muito próxima, mas queremos intensificá-la. Queremos estar perto das ações da Academia, fortalecer as ações dela com a nossa participação ”, afirmou o reitor Cândido Albuquerque. Na ocasião, a Academia propôs uma programação de cursos de história da medicina, direcionados, principalmente, aos alunos da área da saúde.

O Prof. João Martins, 1° secretário da Academia, expressou o desejo da instituição em receber os estudantes da UFC, assim como o público em geral, nos equipamentos culturais da entidade, como a biblioteca e o museu. “Nós queremos muitíssimo atuar nessa amplitude cultural da Universidade, que é a sua vocação primária”.

Ele explica que “a biblioteca é riquíssima e tem um acervo fantástico de livros antigos e recentes”. Nela constam obras de história geral, história da medicina, sociologia e antropologia, entre outras. “Nós estamos abertos para receber, durante as tardes, os estudantes da UFC, pesquisadores e também secundaristas. Temos quem possa recebê-los e, em alguns casos, até ministrar aulas”.

ACADEMIA – A Academia Cearense de Medicina atua no Ceará desde 1978 e possui 70 cadeiras, ocupadas por nomes de relevância para a medicina cearense. Os objetivos da Academia são preservar a memória da medicina cearense; incentivar o aprimoramento da cultura e da ética médicas, além de apresentar sugestões e colaborar com as autoridades competentes, em prol da educação médica e da promoção da saúde.

A entidade está localizada na área 3 do Centro de Humanidades da UFC (Rua Paulino Nogueira, 315, bloco 3, Benfica).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331/ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.