Procurar no portal

UFC e você contra o mosquito

CAPES aprova quatro novos cursos de mestrado e doutorado da Universidade Federal do Ceará

Imagem da fachada da Reitoria da UFCA Universidade Federal do Ceará acaba de ampliar o número de cursos no âmbito dos programas de pós-graduação. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou, nesta semana, a aprovação dos cursos de Doutorado em Patologia, Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional e os cursos de Mestrado e Doutorado em Medicina Translacional. A previsão é que as primeiras turmas iniciem as atividades no próximo ano.

O curso de Doutorado em Patologia passa a integrar o Programa de Pós-Graduação em Patologia da Faculdade de Medicina. A coordenadora do PPG em Patologia, Profª Cristiane Cunha Frota, considera a aprovação “um grande mérito” para o programa, que existe na Universidade desde 1991. “Estamos muito felizes. O doutorado vai consolidar a Pós-Graduação em Patologia”, destaca.

A aprovação do Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional vem dar mais destaque ao Instituto UFC Virtual, unidade acadêmica à qual o curso está vinculado. “Essa aprovação vem coroar o instituto nessa área de tecnologia educacional, na área de informática educacional. Estamos todos muito felizes”, afirma o coordenador do mestrado, Prof. Edgar Marçal.

As propostas foram aprovadas na 190ª Reunião do Conselho Técnico-Científico do Ensino Superior da CAPES, ocorrida na semana passada. A perspectiva é que as primeiras turmas dos dois cursos comecem a funcionar no segundo semestre de 2020.

MEDICINA TRANSLACIONAL – Já os cursos de Mestrado e Doutorado em Medicina Translacional, vinculados à Faculdade de Medicina, foram aprovados no dia 14 de novembro, após parecer favorável do Conselho Superior da CAPES.

O coordenador do programa, Prof. Odorico de Moraes, destaca a importância dos novos cursos para a UFC. “É um programa novo, que vai abrir perspectivas de interação com outras instituições, principalmente as de fora do País, ajudando no processo de internacionalização da Universidade”, aponta, informando que já existem pesquisadores estrangeiros interessados nos cursos. A previsão, segundo o Prof. Odorico, é que as primeiras turmas já comecem as atividades no primeiro semestre de 2020.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300