Mestrando em Educação da UFC conquista 1º lugar no prêmio Ceará Científico

Imagem: O mestrando Jarbas de Negreiros Pereira (no meio), um dos vencedores do prêmio Ceará Científico, é aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC e professor da rede pública estadual. (Foto: Divulgação) O mestrando Jarbas de Negreiros Pereira, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará e professor da rede pública estadual, foi um dos vencedores do prêmio Ceará Científico. A solenidade de premiação ocorreu no último dia 21 na Escola Antônio Raimundo de Melo, em Carnaubal (CE), a 347 km de Fortaleza. Jarbas conquistou o primeiro lugar na categoria Ciências e Engenharia na área da CREDE 5 da Secretaria da Educação do Estado, que inclui nove municípios da região da Ibiapaba.

A pesquisa de Jarbas é orientada pela Profª Raquel Crosara Maia Leite, da Faculdade de Educação (FACED) da UFC, e investiga o uso indevido de fósseis na construção civil. O trabalho premiado integra a dissertação de Jarbas e também envolve seus alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Rosa Martins Camelo Melo, de Ibiapina (CE). Segundo o pesquisador, os fósseis são empregados na construção por estarem nas rochas e também pelo desconhecimento das pessoas de que os vestígios constituem patrimônio geológico e paleontológico da humanidade.

“Chegamos à conclusão de que se trata de um tipo especial de fósseis denominados icnofósseis, que são registros da atividade de organismos que viveram na Serra da Ibiapaba por volta de 433 a 443 milhões de anos. É a primeira peça do quebra-cabeça de um passado remoto para a cidade de Tianguá, elucidando informações preciosas sobre organismos extintos”, explica Jarbas Negreiros.

AÇÃO – O Ceará Científico é uma ação desenvolvida desde 2007 nas escolas públicas para popularizar a ciência e a arte em todo o território cearense por meio do protagonismo estudantil. A iniciativa é da Secretaria da Educação do Ceará, por meio de recursos do Fundo de Inovação Tecnológica (FIT), em parceria com a Seara da Ciência, equipamento de divulgação científica e tecnológica da UFC.

A Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE) 5, da SEDUC, abrange os municípios de Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Ubajara e Viçosa do Ceará.

Fonte: Jarbas Negreiros, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.