Pós-Graduação em Estudos da Tradução da UFC é contemplada com bolsas do CNPq

Foto do Prof. José LambertO Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POET) da Universidade Federal do Ceará comemora a conquista de uma bolsa para professor visitante (PV) e outra para pós-doutorado júnior (PDJ), ambas concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por um período de 12 meses. A bolsa PV foi a única selecionada em âmbito nacional na área de Letras e Linguística, enquanto a PDJ foi a única na região Nordeste.

O professor e pesquisador José Cyriel Gerard Lambert, um dos fundadores da disciplina de Estudos da Tradução e membro da POET, foi selecionado para a bolsa de professor visitante. Ele irá desenvolver suas atividades de pesquisa, ensino e formação de pós-graduandos por um período de 12 meses no POET/UFC.

Lambert tem doutorado em Filologia Românica pela Katholieke Universiteit Leuven, da Bélgica, de onde é professor emérito. Possui experiência nas áreas de estudos literários, culturais e da tradução. É um dos fundadores dos Estudos da Tradução e da Target, principal revista internacional da disciplina.

Também fundou o Center for Translation Studies (CETRA) na mencionada universidade belga. Acumula vasta produção em livros e artigos e orientou dezenas de mestrandos e doutorandos. Já foi professor visitante da Universidade Federal de Santa Catarina e da UFC.

Já a pesquisadora Leandra Elena Yunis foi contemplada com bolsa de pós-doutorado júnior. Ela irá desenvolver suas atividades de pesquisa, ensino e formação de pós-graduandos por um período de 12 meses no POET/UFC.

Leandra Elena Yunis é bacharel em História e mestra e doutora em Letras pelo Departamento de Letras Orientais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, e seu projeto de pós-doutorado versa sobre "O Brasil Persa e a Historicidade Orientalista em Traduções de Rumi".

Nos dois casos, a solicitação foi feita pelo professor Walter Carlos Costa, do POET.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POET) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.