UFC fecha o ano sem dívidas e com R$ 30 milhões para retomada de obras paralisadas

Imagem: Cerca de R$ 30 milhões já estão garantidos para que a UFC possa retomar obras em 2020 (Foto: Viktor Braga/UFC)O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, assegurou, para 2020, a retomada e a conclusão de obras prioritárias, atualmente paralisadas, a partir de orçamento de R$ 30 milhões já garantido para o próximo ano.

Entre as obras de maior prioridade estão as dos blocos de Letras-Libras, da Engenharia de Produção, da Matemática e do Laboratório de Eficiência Energética em Sistemas Motrizes, além da conclusão da Unidade Didática Central e reforma do bloco da Patologia no Campus de Sobral.

O orçamento que garantirá a conclusão das obras é de R$ 30 milhões, sendo cerca de R$ 23 milhões advindos de emendas parlamentares asseguradas pela bancada cearense no Senado Federal e na Câmara dos Deputados. O restante da verba advém de orçamento próprio da UFC.

Atualmente, os valores estimados para cada obra que terá retomada prioritária é de R$ 2,3 milhões para o bloco de Letras-Libras; R$ 1,4 milhão para o bloco de Engenharia de Produção; R$ 1,5 milhão para o bloco da Matemática; R$ 270 mil para o LAMOTRIZ; R$ 10 milhões para a Unidade Didática Central do Campus de Sobral; e R$ 2 milhões para a reforma do bloco da Patologia daquele campus.

Imagem: Estão previstas reformas de acessibilidade no Benfica e no Porangabuçu (Foto: Jr. Panela/UFC)Além disso, foram definidas como metas reformas de acessibilidade para a área da Universidade no Benfica e no Porangabuçu, com o valor total de R$ 5,4 milhões. Serão licitadas também as obras de conclusão dos laboratórios de Ensaios Mecânicos e de Energias Renováveis – ambos do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra –, orçadas em R$ 559 mil e R$ 278 mil, respectivamente.

Para o reitor Cândido Albuquerque, a retomada dessas obras significa a resolução do que classificou como um “grande problema” para a Universidade. “Hoje, a UFC tem sofrido muito com obras que não foram concluídas, de laboratórios e prédios didáticos”, disse. “[A conclusão das obras] dará ganho significativo para a atividade-fim da Universidade. Já estamos preparando as licitações para que sejam realizadas as obras”, garantiu.

Ele acrescentou que, ao longo de 2020, a gestão continuará empreendendo esforços no sentindo de garantir recursos, para que mais obras sejam iniciadas ou concluídas.

Assista à entrevista do reitor à UFCTV:

EQUIPAMENTOS – Alguns investimentos programados já foram realizados esse ano, como a aquisição de equipamentos como móveis, computadores e ares-condicionados. Ao todo, foi investido o valor de R$ 3 milhões para móveis, adquiridos de acordo com as demandas feitas pelas unidades da UFC.

Com o montante de R$ 1,5 milhão, a administração está adquirindo 500 computadores, já tendo destinado R$ 800 mil para equipamentos de ar-condicionado. As novas aquisições serão distribuídas visando atender às necessidades de cada unidade.

Imagem: O reitor Cândido Albuquerque discutiu o orçamento de 2020 com o pró-reitor de Planejamento e Administração, Almir Bittencourt  (Foto: Viktor Braga/UFC)BANCADA – Comemorando a obtenção dos recursos que possibilitarão a retomada das obras, o reitor Cândido Albuquerque agradeceu à bancada cearense federal, da qual se origina a maior parte do montante, "pela sensibilidade e carinho" que teve para com a Universidade. "A UFC é um patrimônio da sociedade. Portanto, recebo isso como um reconhecimento de que a UFC é da sociedade cearense", afirmou.

"Isso decorre da boa administração que vem sendo feita há muitos anos na nossa Universidade. É preciso que se tenha em conta que [a UFC] é reconhecida como uma das universidades com o melhor desempenho na aplicação das suas verbas e na condução do seu orçamento. Receber esses valores agora é um prêmio a exatamente essa eficiência que vem sendo desenvolvida", concluiu o reitor.

ORÇAMENTO DE 2019 – Ponto também ressaltado pelo Prof. Cândido e pelo pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt, foi a execução com sucesso do orçamento de 2019, deixando a Universidade livre de pendências ao final do ano, com o pagamento efetuado de todos os contratos, bolsas e auxílios da UFC.

"Vamos concluir o exercício financeiro de 2019 sem dever a ninguém, a nenhuma empresa contratada pela UFC, com todos os contratos em dia, todas as bolsas, auxílios e apoio a estudantes também em dia, sem nenhum atraso", comemorou o Prof. Almir Bittencourt. "Foi uma vitória que a Instituição teve, com o apoio de toda a comunidade e compreensão de todos."

Assista à entrevista do pró-reitor:

ITAPAJÉ – Outra garantia feita pelo reitor Cândido Albuquerque foi a resolução do problema enfrentado hoje pelo Campus de Itapajé, que ainda não está funcionando. Com o orçamento planejado para 2020, a administração superior deverá tratar de todas as condições necessárias para o funcionamento do campus.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331