III Simpósio Internacional de Neurociências da UFC traz pesquisadores de Portugal e Estados Unidos

Instalações do NPDMNos dias 9 e 10 de dezembro, ocorrerá o III Simpósio Internacional de Neurociências (SINE), reunindo pesquisadores do Brasil, dos Estados Unidos e de Portugal no Auditório do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da Universidade Federal do Ceará (Rua Coronel Nunes Melo, 1000, Rodolfo Teófilo). O objetivo do simpósio é promover a integração de neurocientistas e estudiosos da área de sistema nervoso vinculados a universidades, centros e institutos de pesquisa.

Também serão discutidas questões do projeto "Fortalecimento da rede de pesquisa translacional em neurociência na Universidade Federal do Ceará", do Programa Institucional de Internacionalização CAPES/PRINT. A inscrição é gratuita e o evento é aberto a estudantes de graduação e de pós-graduação dos cursos biomédicos da UFC e de outras instituições de ensino superior.

Paralelo ao SINE, também acontece o II Simpósio Luso-Brasileiro de Neurociências. Ambos são organizados pelo Instituto de Biomedicina do Semiárido Brasileiro (INCT–IBISAB), pelo Laboratório da Biologia da Cicatrização, Ontogenia e Nutrição de Tecidos (LABICONTE) e pelos programas de Pós-Graduação em Farmacologia e em Ciências Médicas da UFC. Os temas do SINE 2019 contemplam estudos atuais desenvolvidos em laboratório, mas também oferecem tópicos em pesquisa clínica, contribuindo, assim, para a discussão de pesquisas translacionais, disseminando a neurociência ao público e inspirando jovens cientistas.

Na próxima segunda-feira (9), a partir das 9h, haverá a palestra "Neuroimagem em lesão cerebral”, com o Prof. Reinaldo Oriá, com a participação do diretor da Faculdade de Medicina da UFC, Prof. João Macedo Filho, e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Jorge Lira. Na sequência, às 9h30min, ocorrerá a conferência "Neuroimagem pré-clínica de acidente vascular cerebral e doenças neurodegenerativas", com o Prof. Andre Obenaus, da Universidade da Califórnia – Irvine (EUA).

A programação completa e outras informações estão disponíveis no site do evento.

Fonte: Prof. Reinaldo Oriá, coordenador do Laboratório da Biologia da Cicatrização, Ontogenia e Nutrição de Tecidos (LABICONTE) e coordenador científico do SINE 2019 – fone: (85) 3366 8239 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.