Sistema TáxiGov, de solicitação de transporte por aplicativo, será implantado na UFC em janeiro

Imagem: Logomarca do aplicativo TáxiGov (Imagem: Divulgação)O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, assinou, na última sexta-feira (20), a Portaria nº 181/2019, que institui, nos campi da UFC em Fortaleza, o Sistema de Transporte por Aplicativo (STA) TáxiGov. Trata-se de um serviço de solicitação de transporte terrestre para os servidores e colaboradores da Instituição que precisam se deslocar em função de suas atividades administrativas. O novo modelo entrará em vigor a partir de 1º de janeiro.

Os pró-reitores, o chefe de Gabinete do Reitor, os diretores de centros e faculdades e os superintendentes serão cadastrados como gestores de unidade e irão designar os respectivos responsáveis por usuários. Estes deverão cadastrar os servidores e colaboradores que terão permissão para utilizar o serviço.

COMO SOLICITAR ‒ Os usuários cadastrados poderão solicitar o serviço de três formas: por meio do aplicativo Capital Táxi, disponível para sistemas operacionais Android e IOS, pelo telefone (85) 3254 5554 ou site.

De acordo com a portaria, o sistema é de uso exclusivo em serviço e para atender demandas da Universidade. Ao fim de cada corrida solicitada por um usuário, os gestores de usuários e o gestor da unidade receberão um e-mail automático com as seguintes informações: usuário demandante, local e horário de origem, local e horário de destino, trajeto e quilômetros rodados.

Cerca de 60% dos setores da Universidade foram cadastrados e já estão com acesso para, em breve, começar a utilizar o TáxiGov. A expectativa é que haja uma redução de 58% dos custos de transporte em relação ao atendimento atual, feito com veículos próprios da Universidade. Além disso, espera-se mais versatilidade e eficiência nas solicitações de transporte, devido à maior capacidade de atendimento em diferentes horários e ao fato de que não haverá necessidade de agendamento prévio para a utilização do serviço.

Também na sexta-feira (20), o reitor assinou a Portaria nº 182/2019, que dispõe sobre a disciplina do uso de veículos da Divisão de Transportes nos campi da UFC em Fortaleza.

SAIBA MAIS ‒ O TáxiGov é o serviço de transporte de servidores e colaboradores da Administração Pública Federal em deslocamentos a trabalho com o uso de táxis, que começou a ser implementado em março de 2017. O objetivo é melhorar a oferta de serviços de transporte administrativo ao servidor, com economia, transparência de gastos públicos e eficiência. Mais informações no site do Ministério da Economia.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional ‒ fone: (85) 3366 7331