Entrevista inédita com Chico Science vai ao ar neste domingo (5), na Rádio Universitária FM

Imagem: foto de um jovem com óculos escuros, chapeu, cordões e blusa coloridaNo próximo domingo (5), às 17h, o programa Zumbi – O Rap, da Universitária FM 107,9, celebra sua transmissão de número 50 com uma entrevista inédita com o músico pernambucano Chico Science, ex-vocalista da banda Nação Zumbi, falecido em 1997.

A entrevista estava guardada nos arquivos pessoais de Thaís Aragão, produtora cultural da Universidade Federal do Ceará, e conectará os ouvintes às influências e processos criativos de Da lama ao caos, apontado como um dos mais importantes álbuns da música brasileira.

Thaís Aragão conversou com Chico Science em 1996, em uma das passagens da banda Nação Zumbi por Fortaleza. O programa Zumbi – O Rap de domingo (5) também comemora os 25 anos do lançamento de Da lama ao caos, álbum de estreia de Chico Science e Nação Zumbi, o primeiro da efervescente movimentação cultural denominada Manguebeat.

Além da entrevista, o especial trará depoimentos de Lorena Calábria, José Teles e Guga de Castro, jornalistas que cobriram e testemunharam o nascimento e desdobramento da cena cultural pernambucana nos anos 1990.

Os rappers Diomedes Chinaski e Jonas de Lima também participam da edição. A sonoplastia conta ainda com sons gravados pelo artista Thelmo Cristovam, com microfone subaquático utilizado na Ponte Princesa Isabel, no Centro do Recife.

"Quando saiu o livro de Lorena Calábria em setembro de 2019, em função dos 25 anos de Da lama ao caos, lembrei que talvez aquele registro que eu tinha feito na adolescência pudesse ainda existir e ser relevante. Como isso se confirmou, surgiu o especial, em que aproveitamos para dialogar com gerações mais jovens de estudantes de Jornalismo da UFC, algo que eu mesma era, quando conversei com Chico Science em 1996", conta Thaís Aragão. As estudantes Theresa Rachel e Calianne Celedônio fazem parte da equipe que produziu o programa radiofônico.

Especial Zumbi #50 – Entrevista com Chico Science e 25 anos de Da lama ao caos
Estreia: 5 de janeiro, às 18h
Reprise: 12 de janeiro, às 18h
Onde: Universitária FM 107,9