Central Analítica da UFC adquire novo microscópio eletrônico de transmissão de alta resolução

Imagem: imagem de um microscópioA Central Analítica, órgão suplementar da Universidade Federal do Ceará, cadastrada recentemente como um laboratório associado do SisNano2.0, celebra mais uma conquista na infraestrutura para a pesquisa científica e inovação. No fim de dezembro, foi concluída a compra de um microscópio eletrônico de transmissão de 200 quilovolt (modelo Talos F200i) com tecnologia Field Emission Gun (FEG). A tecnologia FEG oferece mais alta resolução quando comparada às demais tecnologias de canhões de elétrons, parte do microscópio que gera o feixe de elétrons utilizados para produção de imagens e de análises químicas em dimensões atômicas. O equipamento adquirido pela Central Analítica da UFC é o primeiro de alta resolução (0,12 nanômetro ou 1,2 angstrom ) a ser instalado no Ceará.

O microscópio adveio de um investimento de R$ 2.013.480,00, com recursos obtidos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), por meio do Programa Pro-Infra. O subprojeto Implantação de uma Central Analítica na Universidade Federal do Ceará foi aprovado em 2012 e teve recursos liberados somente em 2019. A disponibilização para uso da comunidade acadêmica deve ocorrer no segundo semestre de 2020, concluídos os processos de instalação e treinamento dos técnicos da Central Analítica. A chegada desse equipamento é um desejo antigo de pesquisadores da UFC que trabalham em inúmeras áreas, em particular, nanociência e nanotecnologia.

"Teremos um salto de qualidade enorme nas pesquisas desenvolvidas em vários programas de pós-graduação da UFC. A Instituição passará a oferecer a seus pesquisadores uma técnica avançada para estudo em escala atômica de fenômenos relevantes nas áreas de engenharia metalúrgica, ciência de materiais, física da matéria condensada, química, ciências biológicas e biomédicas, odontologia, tecnologia farmacêutica, polímeros e nanobiotecnologia", destaca o coordenador da Central Analítica, Prof. Antonio Gomes de Souza Filho.

SAIBA MAIS – A Central Analítica, laboratório multiusuário que reúne equipamentos altamente especializados, permite experimentos na área de microscopia óptica e eletrônica. Os equipamentos podem ser utilizados por pesquisadores de toda a Universidade e de fora dela.

Veja no site do órgão como utilizar os serviços, além dos relatórios das atividades desenvolvidas até 2018.

A Central Analítica funciona no Departamento de Física, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. Os equipamentos têm sido adquiridos com recursos do programa Pró-Equipamentos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Pro-Infra-FINEP; e Sistema Nacional de Nanotecnologia (SisNano), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), bem como com recursos da própria UFC. Os investimentos já executados e aqueles que estão aprovados nas agências de fomento para aquisição de novos equipamentos totalizam R$ 14 milhões.

Fonte: Prof. Antonio Gomes de Souza Filho, coordenador da Central Analítica da UFC – fone: (85) 3366 9915