Provas do ENADE 2020 serão aplicadas em 22 de novembro; confira áreas avaliadas

Imagem: Palavra "ENADE" em amarelo sobr fundo azul esverdeadoO Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2020 será aplicado para estudantes de cursos vinculados a 30 áreas. Todas as áreas fazem parte do Ano II do Ciclo Avaliativo do ENADE, que tem foco nos bacharelados e licenciaturas de ciências exatas e áreas afins, e, no caso dos cursos superiores de tecnologia, nas áreas de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produto industrial.

As provas para os concluintes dos cursos de graduação dessas áreas estão marcadas para 22 de novembro. A Portaria nº 14, que estabelece o regulamento da edição 2020, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) dessa segunda-feira (6).

Fazem parte do Ano II do Ciclo Avaliativo do ENADE as seguintes áreas:

Grau de licenciatura
Artes visuais
Ciências da computação
Ciências biológicas
Ciências sociais
Educação física
Letras – inglês
Letras – português
Letras – português e espanhol
Letras – português e inglês

Grau de bacharelado
Ciências da computação
Ciências biológicas
Ciências sociais
Educação física
Sistemas de informação

Grau de tecnólogo
Tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas
Tecnologia em gestão da tecnologia da informação
Tecnologia em redes de computadores

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pela elaboração das provas e pela aplicação do exame, irá divulgar cronograma, prazos, procedimentos técnicos e responsabilidades das instituições de educação superior e dos estudantes por meio de edital, em breve.

As diretrizes das provas serão definidas com a orientação das Comissões Assessoras de Área (CAA), constituídas pelo INEP a partir de critérios técnicos. Os itens das provas serão elaborados e revisados por docentes selecionados. As questões compõem o Banco Nacional de Itens da Educação Superior (BNI-ES).

Os estudantes habilitados para o ENADE deverão ser inscritos pelas instituições de educação superior vinculadas ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

ENADE – O exame é componente curricular obrigatório e compete às instituições realizar o Relatório de Estudantes em Situação Regular, que será atestado pelo INEP. A irregularidade impede a colação de grau e a emissão do diploma do estudante.

Estudantes da Universidade Federal do Ceará podem obter mais informações sobre o exame no site do ENADE na UFC.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do INEP.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da PROGRAD – fone: (85) 3366 9020