Projeto Artes em Esquizofrenia expõe obras na Casa de José de Alencar

Imagem: tela pintada por pacienteA partir desta quarta-feira (8) até 8 de fevereiro, estará em cartaz a terceira edição da mostra Todos envolvidos na livre artES (TELA III), na Casa de José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055, Messejana), equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará. A visitação é gratuita e o público pode comparecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

A exposição de artes plásticas reúne 110 obras produzidas por pacientes com transtornos psicopatológicos que participam do projeto de extensão Artes em Esquizofrenia (artES), desenvolvido no Ambulatório de Saúde Mental do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH.

A iniciativa também inclui a produção artística de pacientes de outras instituições de saúde mental, como os Centros de Apoio Psicossocial (CAPS) das Regionais I e IV da Prefeitura de Fortaleza, e as Residências Terapêuticas I, II, III e IV (antigo Abrigo Desembargador Olívio Câmara), ligadas ao Governo do Estado.

OFICINAS – Como parte da programação da mostra na CJA, serão ofertadas oficinas de arte, tendo como facilitadores os próprios usuários dos equipamentos parceiros, psicólogos e Imagem: tela pintada por paciente artistas. No próximo sábado (11), das 9h às 10h30min, ocorrerá a oficina "Pintura em tecido". No sábado seguinte (18), no mesmo horário, será a vez da oficina "Crochê livre e colorido". No último dia da exposição, 8 de fevereiro, haverá as oficinas "Escrevendo-se através da poesia", das 9h às 10h30min, e "Explorando possibilidades na literatura em arteterapia", das 10h30min às 12h.

SOBRE O PROJETO – O Artes em Esquizofrenia (artES), criado no dia 5 de abril de 2017, integra o Programa de Apoio ao Paciente Psicótico (PROAPP) da Faculdade de Medicina da UFC. Tem o objetivo de trabalhar habilidades artísticas de pacientes com transtornos psicopatológicos como fonte de promoção desse público. Visa também desmistificar os estigmas que cercam esses pacientes, além de viabilizar a articulação dos dispositivos da Rede Psicossocial em Fortaleza com o uso de recursos artísticos para um acolhimento integral e humanizado.

Fontes: Unidade de Comunicação Social do Hospital Universitário Walter Cantídio – fone: (85) 3366 8183