Estudantes da UFC se destacam em etapas regionais de competição mundial de siderurgia

Estudantes em frente ao prédio do Centro de Tecnologia da UFCMais uma vez, estudantes da Universidade Federal do Ceará se destacaram nas etapas regionais da SteelChallenge, competição mundial de siderurgia organizada pela SteelUniversity. A UFC conquistou os primeiros lugares na categoria Estudante nas regiões das Américas e da Europa e África. Com isso, a Federal do Ceará contará com integrantes em duas equipes para a etapa mundial da competição, que ocorrerá na Inglaterra, no mês de abril.

Pelo quinto ano consecutivo, alunos da UFC conquistaram o primeiro lugar no desafio de produzir a tonelada de aço mais barata entre estudantes do continente americano. Nesta edição, quem conseguiu o feito foram os alunos Bruno Saunders, Dylan Santos, Daniel Almeida e Mateus de Oliveira, do Curso de Engenharia Metalúrgica. Eles produziram a tonelada de aço no valor de US$ 417,48, a mais barata da região na categoria Estudante.

Os quatro jovens são veteranos na competição. Em 2018, eles venceram a etapa regional do desafio e ficaram em terceiro lugar na competição mundial.

Para Dylan Santos, a experiência de ter participado anteriormente da disputa ajudou o grupo a conquistar novamente o primeiro lugar na etapa regional. "Já sabíamos como seria o decorrer da competição, como os participantes iriam atuar. Sempre é [necessário] primeiro entender a proposta de aço e depois analisar as possíveis rotas para diminuir os custos", comenta. Nesta edição, a equipe é representada pelo estudante Mateus de Oliveira.

EUROPA E ÁFRICA – A UFC também foi campeã na etapa regional da Europa e África. O mestrando Emerson de Souza, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais da UFC, conquistou o primeiro lugar na região. O estudante Gabriel Aranha Martins, da Universidade Federal de Santa Catarina, também integra a equipe.

Gabriel Martins e Emerson Souza durante competição (Foto: Arquivo pessoal)Pelas regras desta edição da SteelChallenge, os competidores devem participar da disputa na região onde residem no dia da etapa regional. Como Emerson e Gabriel moram na França, eles participaram da etapa competindo com estudantes de países europeus e africanos, conquistando o primeiro lugar na região. Os dois integram o centro de pesquisa ArcelorMittal Maizières, na França.

A etapa final da competição está marcada para o dia 21 de abril, em Londres (Inglaterra). Participarão dessa fase os vencedores das regiões: Europa e África; Américas; Oeste asiático; Norte asiático; e Leste asiático e Oceania.

Fonte: Dylan Santos, estudante do Curso de Engenharia Metalúrgica da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.