Encontros Universitários 2019 registra recorde histórico de 5.246 trabalhos homologados

Imagem: logo dos encontros universitáriosOs Encontros Universitários (EU), principal evento científico e cultural do calendário da Universidade Federal do Ceará, batem mais um recorde estatístico, segundo a comissão organizadora. Desde o início da série histórica, em 2009, quando foram registradas 3.360 produções, a cada ano a participação da comunidade acadêmica tem crescido, até alcançar a marca atual de 5.246 trabalhos homologados. Estão entre estes 1.600 comunicações orais, 3.620 pôsteres e 26 apresentações artísticas. Em relação à última edição dos EU, ocorrida em 2018, houve um aumento de 1,15% no total de homologações

A pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFC, Profª Geovana Cartaxo, comemora o resultado, que foi positivo apesar da dificuldade de mobilizar o público em períodos de provas e de férias acadêmicas. "Esse número expressivo de trabalhos mostra o compromisso de alunos e professores com a comunidade e também com a prestação de contas. A UFC traz a produção científica, a extensão, as experiências universitárias e a valorização do encontro, da união, da resistência, que são o reflexo da Universidade hoje", afirma.

Outra novidade da presente edição do evento é o I Encontro de Produção de Pesquisa Científica de Servidores Docentes e Técnico-Administrativos da UFC, organizado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio de um edital que agregou 73 trabalhos. Pela primeira vez, haverá uma categoria para destacar as pesquisas dos servidores da Instituição desenvolvidas em cursos de graduação e programas de pós-graduação. "Estamos felizes em proporcionar esse momento para a produção dos servidores. Será ainda um espaço de acolhida, de interações, de promoção da qualidade de vida, de meditação e de vivências integrativas", conclui a pró-reitora.

A edição de 2019 dos Encontros Universitários em Fortaleza ocorrerá, excepcionalmente, nos dias 1º, 2 e 3 de abril deste ano. O Campus da UFC em Sobral, por sua vez, sediará o evento em 2 e 3 de junho. Já os campi de Quixadá, Russas e Crateús realizaram seus eventos próprios no ano passado.

Informações sobre cronograma, relação de trabalhos cadastrados e modalidades de apresentação podem ser consultadas no site oficial dos Encontros Universitários da UFC

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC, organizadora dos Encontros Universitários 2019 – fone: (85) 3366 7440