UFC investe R$ 11,4 milhões e garante equipamentos e melhorias para várias unidades acadêmicas

Imagem: Reitoria da UFCNovos colchões, elevadores, cadeiras odontológicas, computadores, além de reformas físicas. Em um cenário de escassez orçamentária, a Universidade Federal do Ceará conseguiu realizar investimentos de R$ 11,4 milhões, no fim de dezembro do ano passado, para melhorar a acessibilidade de suas unidades e a qualidade de vida da comunidade acadêmica, resolvendo antigas demandas da Universidade.

Os recursos vieram da otimização do próprio orçamento da UFC, de emendas parlamentares e de repasse extra do Ministério da Educação (MEC). O repasse foi conquistado a partir da avaliação da qualidade e eficiência da Universidade, que foi considerada a quinta melhor do País por levantamento do MEC.

Foram adquiridos 200 colchões para as residências universitárias, as quais deverão receber computadores realocados das unidades acadêmicas. A expectativa é que o todo o material chegue à Universidade até o fim de março.

Alguns investimentos se destinam a unidades específicas. O Curso de Odontologia de Fortaleza, por exemplo, receberá 42 cadeiras odontológicas, que substituirão as atuais. "Nossa preocupação e esforço é no sentido de garantir a requalificação dos cursos de graduação da UFC", explica o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque.

Já a Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) irá receber três elevadores, o que deve melhorar a acessibilidade da unidade, com um investimento de mais de R$ 418 mil.

Os recursos garantiram também a aquisição de aparelhos de ar-condicionado, no valor de R$ 850 mil, bem com a compra de 840 carteiras adaptadas, inclusive para alunos canhotos. Os equipamentos serão distribuídos conforme demandas mapeadas pelos gestores das unidades acadêmicas desde o ano passado.

Imagem: Reitor Cândido AlbuquerqueO pacote de investimentos inclui ainda a aquisição de 596 computadores, distribuídos entre as unidades acadêmicas de acordo com o número de alunos. "Esse investimento vai permitir a renovação de nosso parque de equipamentos, o que é necessário", avalia o reitor.

O Instituto de Cultura e Arte (ICA) deve ganhar instrumentos musicais e equipamentos para os laboratórios de alimentos e nutrição do Curso de Gastronomia.

Entre as obras, também estão previstas a reforma da coberta do bloco do Curso de Jornalismo (Campus do Benfica) e a recuperação estrutural da Biblioteca Central (Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra). Segundo o superintendente da UFC INFRA, Prof. Ademar Gondim, uma vistoria técnica havia sido realizada no ano passado e constatado a histórica necessidade dessa recuperação.

ESFORÇO – Os investimentos só foram possíveis graças à dedicação da equipe da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), que antecipou processos na expectativa de que os recursos contingenciados viessem a ser liberados e preparou uma mobilização especial nos últimos dias do ano para garantir o empenho dos recursos.

A UFC concluiu o ano de 2019 com o pagamento efetuado de todas as bolsas, contratos e auxílios, sem deixar pendência financeira.

Com relação a 2020, o reitor Cândido Albuquerque já havia assegurado a finalização de obras prioritárias, atualmente paralisadas, com o orçamento de R$ 30 milhões garantido para este ano. Entre as de maior prioridade estão as dos blocos de Letras-Libras, de Engenharia de Produção e de Matemática, a do Laboratório de Eficiência Energética em Sistemas Motrizes, além da conclusão da Unidade Didática Central e da reforma do bloco da Patologia no Campus de Sobral.

Fonte: Prof. Almir Bittencourt, pró-reitor de Planejamento e Administração – fones: (85) 3366 7360 e 3366 7365