Casa Amarela apoia a produção de "Água de pote", novo curta-metragem de animação cearense

Imagem: foto do animador cearense Jeferson HamaguchiA Casa Amarela Eusélio Oliveira (CAEO), equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará, há mais de três décadas se destaca também como um celeiro produtor de filmes animados. O curta-metragem Água de pote, dirigido pelo animador cearense Jeferson Hamaguchi, está sendo realizado em parceria com o Núcleo de Cinema de Animação (NUCA) da CAEO. Com lançamento previsto para o primeiro semestre deste ano, o curta tem patrocínio do Governo do Estado, por meio do XIII Edital Ceará de Cinema e Vídeo.

O filme retrata a menina Alice, que tem seu fluxo da vida relacionado com o ciclo da água. Água de pote utiliza a técnica da pintura sobre vidro, com um roteiro que não segue a narrativa clássica e ainda recebe influências da cultura zen oriental. Formado no curso de Cinema de Animação da Casa Amarela, Hamaguchi tem sido orientado pelo professor Josimário Façanha e conta com o apoio e a infraestrutura da CAEO para a produção do novo trabalho. O filme anterior de Jeferson Hamaguchi, Fátima, feito com a mesma técnica, obteve o 3º lugar no concurso Água em Movimento, do Festival Internacional de Animação do Brasil – ANIMA MUNDI (2011).

SOBRE O NUCA – Criado em 1986, a partir de um convênio com o governo canadense, o Núcleo de Cinema de Animação (NUCA) foi instalado sete anos depois na Casa Amarela Eusélio Oliveira. Desde então, tem apoiado a formação de diversos profissionais do cinema de animação no Ceará que se destacam em festivais do segmento, como Mariana Medina, Telmo Carvalho, Diego Akel, Levi Magalhães, Clayton Bochecha e Bárbara Cabeça.

Fonte: Wagner Nogueira, assistente em administração da Casa Amarela Eusélio Oliveira – fone: (85) 3366 7772