Nota da administração superior da UFC: Cerimônia de Colação de Grau de 2019.2

Na última terça-feira (14/1), a Universidade Federal do Ceará foi surpreendida com a atitude inconsequente de um pequeno grupo, que incluiu alguns professores e pessoas estranhas à própria comunidade acadêmica, que interrompeu os tradicionais ritos da cerimônia de colação de grau. O ato causou transtornos e abreviação da programação, quase provocando o cancelamento do evento da primeira turma a colar grau neste ano, o que não ocorreu devido à decisão firme do reitor de prosseguir com a solenidade, respeitando a Universidade e todos os presentes.

A UFC formará 1.875 profissionais no primeiro mês de 2020. Uma valiosa conquista dos nossos estudantes, da comunidade acadêmica e de toda a sociedade cearense que merece muita comemoração. Qualquer ato que coloque em risco a execução da cerimônia de colação de grau, comprometendo seus rituais históricos e legais, também macula o direito dos graduandos, de suas famílias – vindas das mais diferentes camadas econômicas e sociais e de diversas regiões – e de todos os convidados de vivenciar esse evento ímpar e memorável em sua plenitude.

O direito à manifestação é sagrado e assim sempre será tratado por esta administração. Mas não é aceitável que um grupo, por motivações ideológicas, coloque em risco o procedimento da colação. O principal compromisso da administração superior é assegurar os processos de certificação dos concludentes. Esse é um momento de natureza legal e simbólica na vida de qualquer pessoa que ingressa em uma instituição de ensino superior. É lamentável qualquer tentativa de sequestrar o protagonismo do evento, que pertence aos concludentes.

A UFC adverte que é absolutamente inaceitável que alguma pessoa, grupo político ou movimento sindical atue – individual ou coletivamente – contra a garantia da plena execução da cerimônia de colação de grau, com a consequente suspensão do evento. Isso acarretaria mal gravíssimo aos estudantes e à Universidade, causando atraso na emissão dos diplomas e no ingresso em diversas oportunidades profissionais. A existência de ações que comprometam a segurança humana ou patrimonial resultará, assim, na apuração e responsabilização civil, criminal e administrativa dos autores.

A Universidade Federal do Ceará agradece a solidariedade de amplos setores da sociedade que se manifestaram condenando o episódio. Ciente de seu compromisso social e da importância regimental da cerimônia para a efetivação da graduação, adotará todas as medidas possíveis para assegurar a programação de colação de grau.

Administração superior da Universidade Federal do Ceará