Perspectivas para novos caminhos marcam primeira noite de colação de grau de 2019.2

Imagem: Vestindo becas de faixa azul, os concludentes do Curso de Jornalismo Eldo Pereira e Felipe Mendes chegaram juntos à Concha Acústica (Foto: Viktor Braga/UFC)Vestindo becas de faixa azul, os concludentes do Curso de Jornalismo Eldo Pereira e Felipe Mendes chegaram à Concha Acústica da Universidade Federal do Ceará animados, ansiosos e, como de costume, na companhia um do outro. Isso porque, na noite dessa terça-feira (14), o casal encerrou o ciclo da graduação, no qual começou o relacionamento. Agora, os dois avançam para uma nova etapa, tanto de suas carreiras quanto de suas vidas: eles ingressarão juntos no Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa, na Universidade de São Paulo (USP), e, a partir disso, também compartilharão um novo lar na capital paulista.

"É muito feliz esse momento, porque nós construímos essa graduação juntos e agora vamos para o nosso próximo passo. Tudo que nós construímos na graduação foi com o apoio do outro, nos ajudando. Isso é muito, muito legal", comemorou Felipe Mendes.

Para concretizar o sonho, Eldo Pereira formou-se um semestre antes do previsto. Confiante no sucesso da nova etapa, o jornalista recém-formado acredita na força e solidez da relação que construíram ao superar todos os desafios da graduação. "Estamos com um pouco de receio, pois é tudo novo, mas acredito que essa ansiedade e essa novidade vão ser coisas muito positivas", declarou.

Veja outras imagens da colação de grau no Flickr da UFC

Imagem: A formanda Laíla Cândido já foi aceita em dois programas de pós-graduação da UFC (Foto: Viktor Braga/UFC)SEGUNDA CASA – Quem também já termina a graduação com o ingresso no mestrado acadêmico garantido é Laíla Cândido, que foi aceita em dois programas de pós-graduação da UFC: Ciências Cardiovasculares e Fisioterapia e Funcionalidade. Mas o êxito de Laíla não foi alcançado sem esforço e sacrifícios: por residir em Pacajus, cidade localizada a mais de 50 quilômetros de Fortaleza, por três anos a rotina de estudante incluía acordar às 4h, vir para a Capital, onde cursou Fisioterapia, e retornar para casa somente após as 22h.

Nos dois últimos anos de curso, durante o período de residência multiprofissional em Fisioterapia, Laíla mudou-se para Fortaleza e junto com isso vieram novos desafios, como ficar longe de casa e da família. "Foi uma luta muito grande, mas também uma vitória, me sinto representando todas essas muitas pessoas que vêm e vão todos os dias de outras cidades para estudar." Ela ressalta a importância da assistência estudantil, como bolsas e auxílio-moradia, com as quais foi beneficiada ao longo dos cinco anos de curso. "A UFC foi minha casa, se não fossem os auxílios que ela disponibilizou, eu não teria condições de concluir a graduação", destaca.

Em solenidade presidida pelo reitor da UFC, Cândido Albuquerque, foram diplomados 490 concluintes dos cursos de graduação da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), da Faculdade de Medicina (FAMED), do Instituto de Cultura e Arte (ICA), do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) e do Instituto UFC Virtual.

Leia também: Nota da administração superior da Universidade Federal do Ceará: Cerimônia de Colação de Grau 2019.2

Imagem: Layla Maciel, formanda do Curso de Educação Física, foi a oradora discente da noite (Foto: Viktor Braga/UFC)DISCURSOS – No início dos discursos, Layla Maciel, formanda do Curso de Educação Física e oradora discente da noite, destacou a importância dos "desafios da jornada" que, segundo ela, tornam os estudantes mais dignos e empáticos. "Hoje, cada um de nós sairá com o coração mais tranquilo e confortado, porque fomos capazes de concluir com êxito nossas metas e desejos."

"Muitos de vocês que aqui estão talvez sejam os primeiros de suas famílias a ter formação superior, a frequentar uma universidade, a conquistar o tão sonhado diploma, feito esse, quiçá, inimaginável na trajetória de algumas de suas famílias, porque não havia oportunidade para tanto", declarou a oradora docente, Profª Georgia Pereira, do Curso de Sistemas e Mídias Digitais. Em seu discurso, a professora destacou a importância de defender a universidade pública, gratuita e de qualidade, bem como de assegurar "políticas públicas sérias para a educação".

Imagem: A oradora docente da noite foi a Profª Georgia Pereira, do Curso de Sistemas e Mídias Digitais (Foto: Viktor Braga/UFC)"É necessário lutar para garantir que muitos outros, como vocês, cheios de esperança no futuro, possam continuar tendo acesso a esse direito constitucional que é a educação. Lembrem-se de que a Universidade é farol, e é em momentos sombreados pela ignorância que o farol tem ainda mais importância para nortear a sociedade rumo ao caminho certo", exortou Georgia Pereira.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331