Segunda noite de colação de grau de 2019.2 é abreviada; UFC agradece solidariedade da sociedade

Imagem: Ato de membros sindicais comprometeu o rito da colação de grau na terça-feira (14)A solenidade de colação de grau dos formandos da Universidade Federal do Ceará na noite dessa quarta-feira (15) foi, mais uma vez, a exemplo do que ocorreu na terça-feira (14), comprometida por membros sindicais e pessoas estranhas à comunidade acadêmica. A cerimônia precisou ser abreviada para garantir a segurança de todos os participantes.

No evento dessa quarta-feira (15), presidido pelo reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, foram diplomados 637 concludentes, de 35 cursos de graduação, do Centro de Tecnologia, Centro de Ciências e Centro de Ciências Agrárias.

Este foi o segundo dia do ciclo de colações de 2019.2. Na terça-feira (14), 420 concluintes já haviam sido graduados. A cerimônia, no entanto, acabou sendo prejudicada pela interferência indevida de um pequeno grupo sindical que atrapalhou a realização do rito tal como deveria ter ocorrido.

Eveline Nibon, mãe de um dos alunos concluintes, sentindo-se constrangida pela manifestação, expressou solidariedade para com os demais formandos, as famílias e a administração da UFC. "Os alunos poderiam ter ouvido tantas coisas bonitas dos oradores, mas a cerimônia acabou em um estalar de dedos", lamentou.

Hoje (16), a partir das 19h, está prevista a cerimônia de colação de grau dos cursos da Faculdade de Direito, do Centro de Humanidades, da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade e da Faculdade de Educação.

A UFC agradece a solidariedade das muitas manifestações advindas de diversos setores da sociedade, preocupados com a formação das novas gerações de profissionais. Ao mesmo tempo, lamenta juntamente com os formandos, familiares e, principalmente, os oradores de turma o fato de não ter sido realizada a cerimônia como deveria, com toda a tradição e simbolismo que marcam um rito de passagem fundamental na vida acadêmica.

Esse seria um momento de alegria e orgulho para centenas de jovens e seus familiares, que se empenharam na realização de um sonho. É inaceitável que formandos e suas famílias acabem sendo prejudicados. A UFC reafirma ainda perante a sociedade cearense seu compromisso com a excelência na formação dos futuros profissionais e com o ensino público, gratuito e de qualidade.

Fonte: Gabinete do Reitor – fone: (85) 3366 7307