Reitor recebe secretário Inácio Arruda para discutir ações conjuntas entre UFC e Governo do Estado

Reunião com Inácio Arruda no gabinete do reitorO reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, recebeu na manhã desta sexta-feira (17) o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará, Inácio Arruda, em seu gabinete, na Reitoria. Neste primeiro encontro com a nova gestão da UFC, foram discutidos programas e ações desenvolvidos em conjunto pelas duas instituições.

“A Universidade está com uma gestão nova, então precisamos manter essa relação muito forte. Eu brinco às vezes que a Universidade é Federal, mas não é do Pará, nem é em Goiás, é no Ceará e do Ceará, por isso deve haver uma integração forte entre o Estado do Ceará e a Universidade Federal”, explicou o secretário Inácio Arruda.

Na reunião, estiveram em pauta a participação da Universidade no projeto Corredores Digitais; o desenvolvimento do Parque Tecnológico da UFC; a evolução do projeto Cientista-Chefe; o envolvimento da UFC no Ceará 2050, programa de desenvolvimento estratégico do Estado, e as ações tecnológicas e de inovação realizadas na UFC.

Além de tratar dos projetos, o secretário convidou a UFC a participar do I Simpósio Impactos e Desafios da Educação Superior no Estado do Ceará, que será realizado em maio. Inácio Arruda enfatizou a importância de ter a UFC no evento, uma vez que a Instituição “é a maior Universidade, entre públicas e privadas. Não só é a mãe de todas as outras, mas a maior”. Para Arruda, que convocou “todo o conjunto de departamentos, diretorias e centros” a envolver-se no projeto, “por ser a maior, é como se a UFC tivesse a responsabilidade de estar aberta e muito integrada com o conjunto das outras universidades”.

Reunião no Gabinete do Reitor com o secretário Inácio Arruda“O Estado reconhece na Universidade uma grande fonte produtora de conhecimento”, declarou o reitor Cândido Albuquerque “Nós estamos estabelecendo uma parceria para que possamos produzir novas tecnologias e novos conhecimentos que possam se reverter em melhores condições de vida para a sociedade”.

Além do secretário, estiveram presentes à reunião Nágyla Drummond, secretária-executiva da SECITECE, e Cândido B.C. Neto, coordenador de Educação Superior daquela Secretaria, assim como Francisco Magalhães, presidente do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (NUTEC).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC ‒ fone: (85) 3366 7331/ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.