Período de inscrição no SISU vai até domingo (26); veja edital de participação da UFC

Imagem: Logomarca do SISU na UFCA Universidade Federal do Ceará informa, por meio de edital, como será a ocupação de suas 6.288 vagas em 110 cursos de graduação presencial pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) 1º/2020. Os candidatos deverão fazer sua inscrição no site oficial do SISU, mantido pelo Ministério da Educação (MEC). O período de inscrição, que inicialmente seria de 21 a 24 de janeiro, foi prorrogado pelo MEC em dois dias. Ou seja, agora as inscrições começam nesta terça-feira (21) e seguem até domingo (26). O resultado da Chamada Regular está previsto para o dia 28 de janeiro.

De acordo com o Edital nº 02/2020 PROGRAD/UFC, de 17 de janeiro de 2020, a seleção para a UFC será feita exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2019. Para participar, o estudante deverá ter nota maior do que 0 (zero) em todas as provas. A Instituição não adotará pesos diferentes para as provas. O edital também está disponível em Libras.

Para garantir a vaga na UFC, o candidato selecionado deverá realizar duas etapas de matrícula, ambas obrigatórias e presenciais: a Solicitação de Matrícula e a Confirmação Presencial de Matrícula. A primeira será feita no período da Chamada Regular (no caso da UFC, nos dias 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro), e a segunda, de acordo com o semestre de ingresso (dias 17 e 18 de fevereiro de 2020 para ingresso em 2020.1, e dias 22 e 23 de julho de 2020 para ingresso em 2020.2).

SISU na UFC: confira os benefícios e serviços ofertados pela Universidade para novos alunos

COTAS – Para candidatos cotistas (conforme a Lei nº 12.711/2012), há também a necessidade do deferimento definitivo da documentação comprobatória, que será analisada após o período de Solicitação de Matrícula por uma comissão da UFC. São destinadas 50% das vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino. Dentro das cotas, há reservas segundo critérios étnicos e socioeconômicos e também para pessoas com deficiência.

Os candidatos classificados nas modalidades de concorrência para pessoas com deficiência deverão necessariamente comparecer à entrevista com uma Comissão Multiprofissional designada pela UFC.

A partir deste ano, os candidatos selecionados para a modalidade de concorrência reservada a candidatos pretos ou pardos poderão ser convocados a qualquer momento para procedimento de heteroidentificação, em que serão consideradas as suas características fenotípicas. Já os candidatos autodeclarados indígenas deverão apresentar o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI), oficialmente emitido pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

VAGAS – A UFC disponibiliza no SISU 1º/2020 todas as suas 6.288 vagas da graduação presencial, com exceção do Curso de Letras-Libras, tanto no primeiro semestre quanto no segundo. Não é permitido ao candidato escolher seu semestre de ingresso. O critério único para essa definição será a classificação final dos aprovados com Solicitação de Matrícula efetuada, para cada classe de concorrência, curso, sede e turno. Entretanto, é importante destacar que candidatos aprovados para o segundo semestre podem ser remanejados, em caso de desistências e cancelamentos, para vagas do primeiro semestre de cursos que possuem duas entradas por ano.

LISTA DE ESPERA – As vagas eventualmente não ocupadas na Chamada Regular do SISU 1º/2020 e/ou oriundas de desistências serão preenchidas pela Chamada de Lista de Espera, a partir da lista de candidatos inscritos disponibilizada pelo MEC. Somente podem concorrer à Lista de Espera candidatos não aprovados em nenhuma de suas duas opções de curso. Neste caso, devem manifestar interesse em participar da Lista de Espera no período de 29 de janeiro a 4 de fevereiro, no site oficial do SISU.

CANAIS OFICIAIS – Como explicado acima, os candidatos deverão fazer sua inscrição de 21 a 24 de janeiro, no site oficial do SISU, mantido pelo MEC. Para obter informações sobre o processo especificamente na UFC, como calendário de Solicitação de Matrícula e Confirmação Presencial de Matrícula, é imprescindível acompanhar o site do SISU na UFC.

A Coordenação do SISU na UFC enfatiza também a necessidade da leitura atenta dos dois editais que regem a seleção: Edital nº 70/2019 INEP/MEC e Edital nº 02/2020 PROGRAD/UFC.

Dúvidas são respondidas somente pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Fonte: Coordenação do SISU na UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.