Reitor recebe empresa alemã para discutir instalação de Parque Fotovoltaico em Pentecoste

Foto da mesa de reunião no Gabinete do ReitorRepresentantes da empresa alemã Green Enesys foram recebidos na manhã desta segunda-feira (20) pelo reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, em seu gabinete. Na ocasião, a UFC fez a entrega à empresa do termo de referência no qual a Universidade detalha as exigências que devem constar no plano executivo para implantação do Parque Fotovoltaico na Fazenda Experimental do Vale do Curu da UFC, no município de Pentecoste, a 92 quilômetros de Fortaleza.

O termo faz parte do Acordo de Cooperação de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação assinado entre a UFC e a empresa alemã, vencedora de processo de seleção no ano passado. Depois de assinado, o acordo foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 6 de dezembro de 2019.

O acordo, por sua vez, representa um importante passo dado rumo à concretização do Projeto de Modernização das Pesquisas Científicas e Tecnológicas desenvolvidas nas áreas de engenharia e ciências agrárias da Universidade, aprovado pelo Conselho Universitário (CONSUNI) da UFC em agosto do ano passado.

Veja outras fotos da reunião no Flickr da UFC

Foto do reitor Cândido AlbuquerqueA intenção é que, além de produzir energia limpa, com o uso dos painéis solares, visando à economia e à autossuficiência energética, o parque conte com laboratórios e outros recursos que sirvam para o desenvolvimento de pesquisas por alunos e professores da UFC. Conforme o reitor Cândido Albuquerque, esta é uma das condições para a empresa alemã desenvolver o plano de execução do acordo: “Que a gente possa desenvolver pesquisas buscando novas tecnologias, de modo que a Universidade venha a ser protagonista [na área] de energias limpas e renováveis”.

Otimista, o reitor antevê a ampliação do que será possível à UFC quando o Parque Fotovoltaico se concretizar. “Nós queremos fazer com que a Universidade produza sua própria energia, inclusive com a possibilidade de gerar mais energia do que precisa, e possa vender [o excedente] no mercado livre.”

O diretor-geral da Green Enesys, Josef Barr, comentou que a instalação do parque pela UFC no interior do Ceará, com objetivo tanto da produção da energia quanto de conhecimento na área de energias renováveis, poderá despertar interesse de outras universidades e instituições não apenas do Brasil para as experiências inovadoras a serem realizadas aqui. “É um ambiente novo, que não existe na Europa”, citou.

A Profª Sônia Oliveira, diretora do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFC, explica que, com o recebimento do termo de referência, a empresa tem de 30 a 60 dias para elaborar o plano de execução do acordo dentro das condições expostas pela UFC. “Somente mediante a elaboração do projeto executivo é que se poderá homologar o projeto para a instalação desse parque fotovoltaico na UFC”, disse. Acrescenta que a estimativa é a de que, atendidas as exigências, no segundo semestre tenha início a construção do parque.

Foto do diretor-geral da Green Enesys, Josef Barr, e do pesquisador Decio Cezar da Silva, do PADETECPresente na reunião, o professor e pesquisador Decio Cezar da Silva, do Parque de Desenvolvimento Tecnológico (PADETEC) e da Universidade de Brandemburgo (Alemanha), lembra que pelo menos há três anos a ideia da criação do parque vem sendo acalentada. Agora a concretização está próxima. Para ele, a empresa alemã selecionada é, realmente, a que melhor se enquadra na proposta pretendida pela UFC porque, ao contrário de outras da área, “é uma empresa de pesquisa, não apenas de produção de energia. É uma empresa de implementação de inovação em energia”.

Além do diretor-geral da Green Enesys, Josef Barr, na comitiva da empresa vieram o diretor de Investimentos e Desenvolvimento, Ranjith Rao, e o engenheiro que será responsável pela instalação do parque, Gustavo Rosales. Da reunião participaram ainda o pró-reitor de Relações Internacionais, Prof. Augusto Albuquerque; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt; o vice-diretor do CCA, Prof. Alexandre Holanda Sampaio.

VISITAS ‒ Amanhã, terça-feira (21), a comitiva fará visita técnica à fazenda em Pentecoste e, na quarta-feira (22), participará de reunião, às 10h, na diretoria do CCA, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, entre representantes da empresa e da UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC ‒ fone: (85) 3366 7331