Assinada ordem de serviço para implantação de painéis fotovoltaicos no Benfica

Imagem: foto de homens sentados à mesa assinando um papelO reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, assinou, na tarde desta quarta-feira (22), ordem de serviço para a implantação de placas fotovoltaicas na Universidade. O sistema, que será inicialmente instalado em prédios do Campus do Benfica, deverá gerar uma economia de R$ 500 mil por ano.

De acordo com o reitor, o investimento será em torno de R$ 2,6 milhões, aporte recebido do Ministério da Educação (MEC) como "prêmio pela boa administração da Universidade". A previsão é que o sistema comece a gerar energia ainda neste ano.

Veja outras fotos da reunião no Flickr da UFC.

Na ocasião, José Lino da Silveira Júnior, representante da G.S. Construções Eireli, responsável pela implantação do sistema, informou que em fevereiro a empresa realizará visitas técnicas aos prédios onde serão instaladas as placas e efetuará a compra dos equipamentos necessários. Após a chegada do material e a instalação dos painéis, o projeto passará por avaliação e aprovação da concessionária de energia do Estado para, posteriormente, ter início o processo de geração de energia.

Além de energia limpa e renovável, o sistema vai reduzir o gasto da Universidade com energia elétrica. Segundo José Lino, em menos de cinco anos a UFC já conseguirá ter de volta o valor investido na instalação. Pelos cálculos do engenheiro eletricista da Coordenadoria de Conservação de Energia da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC INFRA), Fabrício Leite, "em 10 anos, a economia da Universidade será de cerca de R$ 3 milhões", já descontados o valor do investimento inicial e possíveis mudanças tarifárias.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331