Ex-reitor da UFC, Prof. Hélio Leite lança livro de poemas nesta segunda-feira (27)

Imagem: Capa do livro livro de poemas "Prosa em versos: pequena coletânea", do ex-reitor da UFC Hélio Leite (Foto: Ribamar Neto/UFC)Num clima de emoção e muita amizade, com a presença do reitor Cândido Albuquerque e de outras autoridades universitárias, ex-alunos e servidores da Universidade Federal do Ceará, bem como de familiares e convidados, o ex-reitor da UFC Prof. Raimundo Hélio Leite (gestão 1987-1991) lançou, na manhã desta segunda-feira (27), seu livro de poemas Prosa em versos: pequena coletânea (Imprece, 2019). O evento ocorreu na sala da presidência da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), no Benfica. O livro será distribuído gratuitamente para bibliotecas.

Com projeto gráfico e capa assinados pelo professor e ex-diretor da Imprensa Universitária Geraldo Jesuíno, a publicação reúne em 120 páginas poemas escritos principalmente entre 2005 e 2010, além de outros mais recentes. A obra e o autor foram apresentados pela Profª Ana Paula Medeiros, pró-reitora de Graduação da UFC e ex-orientanda do Prof. Hélio Leite no doutorado em Educação Brasileira da Faculdade de Educação da UFC.

"Prosa em versos é um livro leve, repleto de amor e gratidão. Traz poemas que ele dedica a pessoas que passaram por sua vida: amigos e orientandos", disse ela. A Profª Ana Paula contou como a obra nasceu: de um "despretensioso desafio" quando, nas reuniões de orientação, indagou ao mestre se ele gostava de poesia. Com a resposta afirmativa, ela o provocou a levar algo "para discutirem no próximo encontro".

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

Imagem: Prof. Hélio Leite, ex-reitor da UFCAssim, o autor de teses, artigos acadêmicos, trabalhos técnicos, com vastíssima produção, passou a submeter suas criações poéticas para apreciação da aluna, como o próprio Hélio Leite relata no prólogo da obra, lido por Ana Paula no lançamento:

"Passei a levar os poemas para ela revisar, o que me levou a admirá-la profundamente, porque se estabeleceu uma relação interativa na qual desempenhávamos papéis invertidos, situação da qual eu logrei maior proveito, visto que ela é expert em poesia. Não vale aferir quem ganhou, mas o meu sentimento é o de que eu fui quem mais cresceu nessa experiência. [...] afirmo com certeza que foi um aprendizado que eu não suspeitava iria passar: ser, simultaneamente, professor e aluno de uma mesma pessoa."

Em sua fala, Ana Paula ressaltou que "somente um homem de espírito tão elevado pode dar tamanho exemplo de humildade e de reconhecimento. Ele, o mestre dos mestres, detentor de uma mente privilegiada, que já foi autoridade máxima da UFC, possuidor das mais altas credenciais acadêmicas, professor de primeiríssima grandeza e orientador dos mais cobiçados, expressa publicamente nesta obra o reconhecimento por ter aprendido algo com uma simples aluna. De fato, é digno de nossa reverência".

Com leveza e bom humor, o Prof. Hélio Leite revelou na solenidade que também chegou a levar seus poemas iniciais ao amigo e poeta cearense Francisco Carvalho, falecido em 2013. "Ele me disse: 'É, você tem muito a aprender, mas leva jeito'", contou, levando a plateia ao riso. Animado e tomado pelo gosto de escrever poemas, o Prof. Hélio Leite já prepara um segundo livro nesse gênero. "Não sou poeta, mas, quando boto uma coisa na cabeça para fazer, eu faço. Acho que vocês vão gostar. É do coração", revelou.

Imagem: O autor do livro e ex-reitor da UFC Hélio Leite; a pró-reitora de Graduação, Prof. Ana Paula Medeiros; o ex-diretor da Imprensa Universitária Geraldo Jesuíno; o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque; o ex-reitor da UFC René Barreira (Foto: Ribamar Neto/UFC)BÚSSOLA CULTURAL ‒ O reitor Cândido Albuquerque registrou a alegria de estar mais uma vez ao lado do Prof. Hélio Leite. "A Universidade que teve, tem e continuará tendo um nome com o talento, com a dedicação, com o amor, com a capacidade de ajudar, de incentivar, como o senhor, é uma universidade que deve estar feliz. Nós estamos aqui, portanto, muito felizes com o lançamento do seu livro", afirmou. Para o reitor, o Prof. Hélio Leite é, "sem dúvida, um grande poeta", além de uma referência a quem muitos seguem como uma bússola, "na certeza de que essa bússola levará a um porto seguro na área cultural, promovendo a nossa Universidade". E garantiu: "Estaremos aqui no lançamento do seu novo livro, que já está sendo preparado".

O presidente da FCPC, Prof. Fernando Sabóia, anfitrião da solenidade, enalteceu o Prof. Hélio Leite, que, além de ter "tantas qualidades do ponto de vista acadêmico, agora envereda pelo campo da poesia". O lançamento do livro na FCPC é, segundo o presidente, o pontapé inicial de iniciativas para prestigiar ainda mais a cultura no âmbito da fundação.

PRESENÇAS ‒ Também estiveram na solenidade o vice-reitor da UFC, Prof. Glauco Lobo; o ex-reitor da UFC Prof. René Barreira; o diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira, Wolney Oliveira; o assessor de comunicação institucional da UFC, Prof. Vianney Mesquita; a esposa e filhos do Prof. Hélio Leite (Jacy, Paulo, Hélio Filho, Flávia e Marcos, respectivamente); dentre outros convidados.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC ‒ fone: (85) 3366 7331