Projeto da UFC abre inscrições de Curso de Educação Política para Mulheres Candidatas

Imagem: Logo do projeto Flor de MandacaruMulheres que pretendem se candidatar nas eleições municipais de 2020 ou que são filiadas a partidos políticos terão a oportunidade de discutir e compreender o processo político eleitoral no Curso de Educação Política para Mulheres Candidatas, promovido pelo Projeto Flor do Mandacaru, do Grupo Ágora, núcleo de estudos, pesquisas e extensão da Universidade Federal do Ceará. 

As interessadas em participar do curso têm até o dia 15 de fevereiro para realizar a inscrição, via formulário eletrônico. Serão ofertadas 50 vagas, das quais 25 são destinadas a negras e mulheres que integram a comunidade LGBTQI+. O resultado da seleção deve ser divulgado até o dia 21 do mesmo mês por e-mail e no perfil do Grupo Ágora no Instagram (@grupoagoraufc).

O curso, que ocorrerá de março a junho deste ano, tem o objetivo de formar e capacitar mulheres para o processo eleitoral, além de apresentar aspectos da regulamentação jurídica constitucional e da legislação eleitoral. 

Ao longo de sete encontros, as participantes receberão orientações sobre questões como vivências por uma rede de apoio a mulheres nos espaços de poder; noções fundamentais de direito eleitoral, direitos políticos e processo eleitoral na Constituição Federal de 1988; registro de candidatura; regulamentação e obrigatoriedade da cota de gênero; campanha eleitoral, financiamento de campanha e acesso aos recursos do fundo partidário e do Fundo Especial para Financiamento de Campanha (FEFC); e prestação de contas para mulheres candidatas. 

SOBRE O GRUPO ‒ O Ágora é um grupo de estudos, pesquisas e extensão da Faculdade de Direito da UFC voltado ao aprofundamento e à expansão dos estudos do direito eleitoral, à educação política da sociedade e ao exercício da cidadania no País, sem qualquer vinculação ideológica, político-partidária ou econômica a entidade externa. Neste ano, o grupo lançou o Projeto Flor do Mandacaru, que tem o objetivo de promover educação política para mulheres candidatas por meio de capacitações, auxílios e suportes informativos e jurídicos a candidaturas femininas em 2020.

Mais informações estão disponíveis no edital para participação no curso e no perfil do Grupo Ágora no Instagram (@grupoagoraufc).

Fonte: Equipe organizadora do Projeto Flor do Mandacaru ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.