Reitor e superintendente da CGU discutem mecanismos de gestão e transparência

Imagem: foto do reitor e do superintendente da CGU, Giovanni Pacelli da Costa, O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, recebeu, na tarde desta segunda-feira (27), o superintendente regional da Controladoria-Geral da União (CGU) no Ceará, Giovanni Pacelli da Costa. A reunião, ocorrida na Reitoria, abordou boas práticas de governança e mecanismos de transparência em instituições públicas, com ênfase no plano de integridade. A UFC foi a primeira instituição cearense no âmbito federal a propor o referido plano, que passou a ser exigido por órgãos de controle e reúne diretrizes para prevenir riscos e combater a corrupção.  

O reitor Cândido Albuquerque estimulou o alinhamento de fluxos e rotinas entre unidades acadêmicas e setores administrativos como estratégia para a melhoria dos indicadores de desempenho da Instituição. O dirigente destacou ainda o trabalho desenvolvido nesse segmento por instâncias da própria Universidade, como a Ouvidoria e a Secretaria de Governança. “O meu sentimento é que a UFC está indo bem nos aspectos de gestão, controladoria, governança e aprimorando os mecanismos de transparência. O País está exigindo isso de nós”, afirmou o reitor.

Veja outras fotos da reunião no Flickr da UFC

O superintendente regional da CGU no Ceará, Giovanni Pacelli da Costa, parabenizou a UFC pela implantação do plano de integridade como política institucional e pelo fato de este ter transcendido os mandatos dos últimos reitores. Para o gestor, o plano de integridade é estratégico por incluir medidas nas áreas de ética, corregedoria, transparência e combate ao nepotismo. Ao final do encontro, ficou acordado que a Universidade irá encaminhar, semestralmente, os relatórios de gestão à CGU, com o propósito de controle preventivo e obtenção de feedback.

“Por dever de ofício, nós da CGU acompanhamos o trabalho dos gestores públicos, passamos orientações e sugerimos melhorias. A UFC está em um patamar elevado, com metodologias de gestão de risco e ações de integridade que estão sendo postas em prática nos processos relevantes da Instituição”, declarou o superintendente.

PRESENÇAS ‒ Participaram da reunião o pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFC, Prof. Marcus Vinícius Machado; a pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFC, Profª Geovana Cartaxo; o secretário de Governança da UFC, Prof. Cláudio Marques; a auditora interna da UFC, Glícia Conde; o superintendente substituto da CGU no Ceará, Atylla Martins; e o coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção (NAOP) da CGU no Ceará, Leonino Gomes.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC ‒ fone: (85) 3366 7331