Reitor recebe comitiva de Nova Russas para discutir parceria na área da educação superior

Imagem: Da reunião, participaram (da esquerda para direita) o prefeito Rafael Pedrosa, o presidente da Câmara Municipal Adalberto, o reitor da UFC Cândido Albuquerque, o deputado federal Júnior Mano, e o secretário de Educação Francisco Antonio Rosa (Foto: Viktor Braga/UFC)O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, recebeu na manhã desta quarta-feira (29), em seu gabinete, comitiva liderada pelo prefeito de Nova Russas, Rafael Pedrosa.

Na pauta do encontro, o pedido para a Universidade avaliar a possibilidade de implantação de cursos superiores da UFC, especialmente na área de formação e pós-graduação de professores, naquele município situado a 302 quilômetros de Fortaleza e a 62 quilômetros de Crateús, onde a UFC mantém um de seus campi no interior do Estado.

Com o prefeito, vieram o secretário de Educação, Francisco Antonio Rosa; o presidente da Câmara Municipal daquele município, vereador Adalberto Filho, além do deputado federal Júnior Mano (PL), com base naquela região. Eles fizeram breve histórico do ensino em Nova Russas, citando, inclusive, que o município chegou a ter um campus avançado da Universidade Vale do Acaraú (UVA), da rede estadual, que por diversas razões deixou de funcionar lá.

O reitor Cândido Albuquerque ouviu a demanda e reconheceu que os municípios cearenses, no geral, ainda são muito carentes de formação superior. Ele solicitou que os representantes de Nova Russas elaborem uma exposição de motivos detalhando a solicitação para que ele possa discutir com a administração superior e encontrar formas de atuação da UFC naquele município.

Veja outras imagens da reunião no Flickr da UFC

Uma possibilidade vislumbrada pelo reitor é a UFC começar atuando em Nova Russas por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), iniciativa do Ministério da Educação que objetiva ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior através da educação a distância.

Mas tudo isso, segundo o Prof. Cândido Albuquerque, precisa ser discutido com a Pró-Reitoria de Graduação, o Instituto UFC Virtual, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e outras instâncias da administração superior após o recebimento da exposição de motivos. “A Universidade passa por limitações orçamentárias, por isso vamos também discutir com o prefeito como é que o município pode nos ajudar nisso”, destacou o reitor.

O prefeito Rafael Pedrosa e o secretário de Educação estimam que ao longo de fevereiro devam elaborar o documento e em março voltem a ter nova reunião com o reitor. O presidente da Câmara Municipal e o deputado Júnior Mano expressaram interesse em colaborar para a realização do sonho de tantos estudantes de Nova Russas.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331