Matrícula de alunos novatos segue até terça-feira (4); fique atento ao dia de seu curso

Imagem: Pessoas fazendo matrícula no pátio da PROGRAD (Foto: Viktor Braga/UFC)A primeira fase da matrícula para alunos novatos na Universidade Federal do Ceará começa nesta sexta-feira (31) e é preciso atenção para não perder os prazos. Cada curso possui um dia/turno específico para que os aprovados façam a solicitação de matrícula. Esse é o momento em que o candidato apresenta os documentos e reserva sua vaga. Caso o candidato perca esse momento, perderá a vaga na Universidade.

Por isso, é muito importante que todos observem os dias da solicitação de matrícula de seus cursos.

> Veja o local e os dias de solicitação de matrícula para aprovados dos campi de Fortaleza
> Veja o local e os dias de solicitação de matrícula para aprovados do Campus de Sobral
> Veja o local e os dias de solicitação de matrícula para aprovados do Campus de Quixadá
> Veja o local e os dias de solicitação de matrícula para aprovados do Campus de Russas
> Veja o local e os dias de solicitação de matrícula para aprovados do Campus de Crateús

A solicitação de matrícula pode ser realizada pelo próprio candidato ou procurador legalmente reconhecido. Candidatos menores de idade podem ser representados por pai, mãe ou responsável legal sem necessidade de procuração.

FIQUE ATENTO AOS DOCUMENTOS – A documentação básica precisa ser entregue em envelope aberto, identificado por uma etiqueta que deverá ser impressa pelo próprio candidato a partir de um link gerador de documentos. Acesse o gerador de documentos.

Os candidatos precisam levar os seguintes documentos:

– certificado de conclusão do ensino médio do candidato (fotocópia simples acompanhada do original, para verificação da autenticidade no local, ou fotocópia autenticada);

– documento de identificação oficial do candidato com foto (fotocópia simples acompanhada do original, para verificação da autenticidade no local, ou fotocópia autenticada);

– comprovante de situação cadastral regular no CPF (Cadastro de Pessoa Física) do candidato, original impresso a partir do site da Receita Federal do Brasil;

– comprovante de quitação eleitoral, original impresso a partir do site do Tribunal Superior Eleitoral – TSE – apenas para candidatos com 18 anos completos ou mais em 6 de outubro de 2018, véspera do primeiro turno da última eleição;

– comprovante de quitação com o serviço militar (fotocópia simples acompanhada do original, para verificação da autenticidade no local, ou fotocópia autenticada) – apenas para homens com 18 anos completos ou mais em 31 de dezembro de 2019;

– termo de ciência do candidato, impresso em duas vias a partir do gerador de etiquetas.

No caso de candidatos cotistas, também é preciso levar documentação que comprove sua condição de concorrer na reserva de vagas. (Consulte a lista de documentos).

Candidatos a cotas específicas para pessoas com deficiência terão que entregar a documentação relativa à deficiência em envelope separado dos demais documentos. É importante destacar que o laudo médico deve ser original e ter sido emitido nos últimos 12 meses.

Em Fortaleza, será disponibilizada uma van para os candidatos com deficiência, que ligará a entrada principal do Campus do Pici ao local de matrícula, na PROGRAD, das 7h às 17h30min. Candidatos com deficiência que estiverem em veículos automotores terão parada autorizada no estacionamento do prédio, que estará fechado aos demais públicos.

FIZ A SOLICITAÇÃO. E AGORA? – Depois da entrega dos documentos, há uma segunda fase: a confirmação presencial de matrícula na coordenação de seu curso. Para os alunos que ingressam no primeiro semestre, essa confirmação deve ser feita nos dias 17 e 18 de fevereiro. Para isso, basta levar RG ou outro documento oficial com foto. O primeiro semestre letivo terá início no dia 17 de fevereiro.

A divisão dos alunos por semestre deverá ser publicada no dia 7 de fevereiro. Alunos que estejam classificados para o segundo semestre devem aguardar novas instruções com a data da confirmação presencial de matrícula.

Ainda tem dúvidas? Consulte nossas Perguntas Frequentes ou mande um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Mais informações, inclusive sobre Lista de Espera, estão disponíveis no site do SISU na UFC.