Procurar no portal

UFC e você contra o mosquito

Reitor se reúne com ex-deputado Danilo Forte para tratar de inauguração do campus em Itapajé

Ex-deputado Danilo Forte e reitor sentados no sofá do Gabinete da ReitoriaA conclusão das obras de infraestrutura para o Campus da Universidade Federal do Ceará em Itapajé e a consequente inauguração da unidade foram tratadas, na tarde desta quinta-feira (30), entre o reitor Cândido Albuquerque e o ex-deputado federal Danilo Forte em reunião na Reitoria. A expectativa atual da administração superior da UFC é de que as aulas no novo campus sejam iniciadas em 2021.1.

Danilo Forte, que hoje é assessor especial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, colaborou durante dois mandatos como deputado federal para a instalação do novo campus, inclusive destinando verbas de emendas parlamentares para as obras na unidade. "Nós criamos com a UFC um compromisso e esperamos que a Universidade consiga viabilizar esse tão sonhado projeto, que vai garantir ensino de qualidade na melhor universidade pública do Nordeste para todos os municípios da região do Vale do Curu", declara Danilo Forte.

O reitor Cândido Albuquerque informou que as obras do campus já estão finalizadas, com os blocos de salas de aula e áreas administrativas concluídos. Entretanto, ainda faltam as instalações para o abastecimento de água. "O município precisa se encarregar de levar a água, que está a mais ou menos 300 metros do campus", explica Albuquerque, adiantando que as tratativas com a gestão municipal estão avançadas e que Danilo Forte está fazendo a intermediação com a Prefeitura de Itapajé para esse fim.

Além do fator estrutural, o reitor informa que a UFC está fazendo a adequação dos projetos pedagógicos dos cursos. "A questão do pessoal docente e administrativo nós já estamos providenciando, assim como o mobiliário da unidade. Tudo isso já está sendo programado", garante.

Conforme o reitor, cerca de R$ 30 milhões já foram aplicados na instalação da nova unidade. "Muito dinheiro foi investido lá, portanto, a Universidade tem um compromisso legal e moral de fazer com que o campus funcione. A ideia é que, em 2021.1, o campus comece a funcionar, porque sabemos a importância que é levar a Universidade Federal para uma região com uma população densa como é a do Vale do Curu, com cerca de 700 mil habitantes. Sabemos também o papel que a Universidade fará na qualificação de novos alunos e na formação e requalificação de professores, abrindo novos horizontes", destaca Albuquerque.

O CAMPUS  Itapajé dista 130 quilômetros da capital do Estado. A área que receberá a unidade da UFC no município foi doada à Universidade em janeiro de 2014 pela família do empresário José Maria de Sousa Melo, já falecido. Conhecida como Jardim de Anita, foi criada como uma homenagem à esposa do empresário, Anita Inará, nascida na Letônia, também já falecida.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300