Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH forma 124 médicos especialistas

Imagem: Os Programas de Residência Médica do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH entregaram à sociedade 124 novos médicos especialistas (Foto: UCS/HUWC)Nessa quinta-feira (30), 124 médicos dos Programas de Residência Médica do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH se tornaram especialistas em solenidade de colação de grau que reuniu cerca de 200 pessoas no auditório do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE). Quatro desse grupo são de Cabo Verde, especialização possível a partir do Programa de Pós-Graduação lato sensu para Médicos Estrangeiros, resultado de uma parceria entre Governo Federal, Conselho Federal de Medicina e países que não contam com programas próprios de residência médica.

Durante sua fala, o superintendente do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH, Prof. Carlos Augusto Alencar Júnior, pediu que supervisores e preceptores dos programas de residência e familiares se levantassem como forma de enaltecer a contribuição desses grupos para a formação de excelência e humanizada dos concludentes. De pé, foram ovacionados pela plateia e pelas autoridades presentes.

Além do Prof. Carlos Augusto, compuseram a mesa de honra a Profª Danielle Macedo Gaspar, vice-diretora da Faculdade de Medicina da UFC; os professores Arnaldo Peixoto e Edson Lucena, gerentes (em exercício) de Atenção à Saúde do Hospital Universitário Walter Cantídio e da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand; o Prof. Renan Magalhães Montenegro Júnior, gerente de Ensino e Pesquisa dos Hospitais Universitários; Profª Annya Costa Araújo de Macedo Goes, coordenadora da Comissão de Residência Médica; e Rainardo Antônio Puster, chefe em exercício da Unidade de Residência Médica.

Como forma de reconhecer a qualidade técnica dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) apresentados ao longo da Semana Científica da Residência Médica 2020, os programas de residência premiaram os melhores TCCs em três distintas categorias. A relação completa dos trabalhos premiados está disponível na Internet.

Um dos pontos altos da cerimônia foi o discurso da oradora Ingrid de Lima Carlos, do Programa de Residência em Clínica Médica. "Você passa a amar a residência e a amar mais ainda o que você consegue fazer. Eu não consigo explicar a energia que o Hospital Universitário tem, mas este hospital é aquele lugar que você lembra com um sorriso no rosto. Eu acredito que o que prevalece neste lugar é o amor pelo que se faz, a responsabilidade e a empatia ao próximo", disse, bastante emocionada.

Confira outras fotos da solenidade no Flickr da Unidade de Comunicação Social do HUWC.

EXIBIÇÃO DE VÍDEO – Após exibição de vídeo com registros fotográficos de momentos importantes para os formandos ao longo da residência, um a um, os concludentes foram chamados à frente para, ao lado de seus supervisores e preceptores, registrar em sorrisos, abraços e fotos a formatura tão esperada. Iolanda Torres Bezerra, mãe-coruja da, agora, médica pediatra Joana Thaynara Torres Viana, não conteve a emoção ao falar de mais essa conquista da filha. "Ela escolheu medicina por conta do irmão, que é especial. Agora, ela já se prepara para assumir a residência em neurologia pediátrica em Porto Alegre."

Segundo Joana Thaynara, a opção pela pediatria e pelo HUWC não poderia ter sido melhor. "Aqui, eu só encontrei amor." Bastante agradecida estava também Virna Cunha Magalhães, concludente da Residência em Neonatologia. "Hoje, eu realizo um sonho de criança. Os planos agora são trabalhar na área e passar no concurso da EBSERH no próximo domingo", afirmou.

A solenidade de colação de grau dos Programas de Residência Médica do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH foi organizada pela Gerência de Ensino e Pesquisa, por meio da Comissão de Residência Médica e da Unidade de Residência Médica, que têm à frente, respectivamente, Renan Magalhães Montenegro Júnior, Annya Costa Araújo de Macedo Goes e Rainardo Antônio Puster. Até a solenidade de ontem, a Profª Annya acumulava as chefias da comissão e da unidade. Rainardo se junta à equipe agora e fortalece ainda mais a gerência. Durante a solenidade, o trabalho realizado pela Profª Annya foi lembrado pelo Prof. Renan, assim como foram dadas as boas-vindas a Rainardo.

Os Programas de Residência Médica (RESMED) do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará funcionam desde 1960. Inicialmente com as áreas básicas de clínica médica, cirurgia, obstetrícia e ginecologia e pediatria, em 2020 a RESMED completará 60 anos de atuação, com 33 programas e 13 áreas de atuação credenciadas.

APRESENTAÇÃO DE TCCs – Entre os dias 27 e 29 de janeiro, os 124 residentes apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso em formato oral ou pôster na Gerência de Ensino e Pesquisa. Um dos TCCs apresentados foi do formando Luiz Fernando Oliveira Torres, da Residência de Clínica Médica. "Depois de dois anos de residência, o contato com o paciente num hospital terciário sob a supervisão de preceptores qualificados me permitiu estar mais preparado para o mercado de trabalho", destacou. Marília de Brito Borges, da Residência em Obstetrícia e Ginecologia R4 Endoscopia Ginecológica, falou do quanto aprendeu e do carinho que tem pela Maternidade-Escola. "A MEAC é referência em residência na minha área. Aprendemos técnicas e a cuidar do paciente de uma forma única. A maternidade acaba sendo a nossa segunda casa", disse.

SOBRE A EBSERH – O Complexo Hospitalar da UFC faz parte da Rede Hospitalar EBSERH desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar EBSERH não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do País, apenas atua de forma complementar ao SUS.

Fonte: Unidade de Comunicação Social HUWC – fone: (85) 3366 8183