Egresso da primeira turma de Engenharia Civil do Campus de Crateús recebe prêmio do CREA-CE

Imagem: foto de Mateus com troféu na mão ao lado do professorEgresso da primeira turma de Engenharia Civil do Campus da Universidade Federal do Ceará em Crateús, Mateus Veras recebeu o 1º Prêmio TCC do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (CREA-CE), pelo trabalho de conclusão de curso (TCC) intitulado Desempenho térmico de habitações de interesse social: um estudo no semiárido nordestino.

O objetivo do evento é premiar os melhores trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos no ano de 2019. Os vencedores das cinco categorias de TCC receberam um troféu e uma bolsa de estudos de 80% para curso de pós-graduação, oferecida pela rede de ensino UNIFANOR.

Orientado pelo Prof. Felipe Cândido, o trabalho de Mateus Veras analisa o desempenho térmico de um conjunto de habitações de interesse social, implantado na cidade de Crateús, do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. Após o diagnóstico, verificou-se que o desempenho térmico era inferior ao mínimo normativo. Por isso, alternativas de baixo custo foram propostas para aumentar o conforto e diminuir o uso de ventiladores e condicionadores de ar. O projeto também tem o objetivo de servir como referência à comunidade local para que modifique as instalações de futuras obras.

"As análises realizadas no trabalho podem subsidiar a elaboração de políticas públicas para habitação, especialmente em regiões semiáridas, uma vez que permitem que projetos habitacionais sejam mais adequados à região. Podem também oferecer elementos para a revisão de códigos de obras e posturas de municípios com clima semelhante, visando a uma maior qualidade de vida para os habitantes", destacou o orientador do trabalho.

Para Mateus, o sentimento é de realização e felicidade, tanto pelos prêmios quanto pela representatividade da Universidade Federal em Crateús. Para ele, merece destaque a qualidade dos demais trabalhos: "Foram incríveis; é muito gratificante notar o grau de pesquisa desenvolvido pelas universidades". Acreditando na relevância do tema, o engenheiro pretende agora transformar o trabalho em artigo e publicá-lo em periódicos científicos.

A cerimônia de apresentação dos trabalhos e de premiação dos finalistas foi realizada em 28 de janeiro, na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, em Fortaleza.

Fonte: Prof. Felipe Cândido, do Campus da UFC em Crateús – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.