Projeto Inspira Ação, que auxilia no tratamento do tabagismo, seleciona profissionais voluntários

Imagem: Profissional auxilia paciente vítima de tabagismoProjeto direcionado a pacientes que querem parar de fumar, o Inspira Ação, que atua no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), está com seleção aberta, até 28 de fevereiro, para interessados externos à comunidade acadêmica, com nível superior, na condição de voluntários. São ofertadas duas vagas, para as quais podem se inscrever profissionais graduados em Medicina, Enfermagem ou Psicologia.

Os selecionados participarão de atividades de extensão que abrangem grupos fundamentados na abordagem cognitivo-comportamental, atendimentos individuais, eventos internos ou voltados à comunidade e estudos sobre adicção.

Os interessados devem se inscrever via Internet para se candidatar, através de formulário eletrônico, no qual também encontrarão todas as informações do edital. A seleção será feita por meio de prova, entrevista e avaliação curricular. Os participantes devem ter disponibilidade às terças-feiras, das 13h às 17h, horário em que são realizadas as atividades do Inspira Ação.

Os voluntários selecionados passarão por capacitações internas ou supervisões e receberão declaração de participação em projeto de extensão, com carga horária total de 136 horas, emitida pelo coordenador do projeto. Além do aprendizado no apoio à cessação tabágica, os novos integrantes têm a possibilidade de engajamento em projeto de pesquisa a ser realizado no Ambulatório de Saúde Mental do HUWC.

SAIBA MAIS – Desde 2015, o projeto Inspira Ação é realizado no Ambulatório de Saúde Mental do HUWC, unidade do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Atende pacientes adultos que desejam parar de fumar, encaminhados pelos ambulatórios do Complexo Hospitalar da UFC/EBSERH. Estudantes e residentes de diferentes categorias profissionais também se beneficiam das atividades de ensino em serviço.

Para saber mais sobre o projeto Inspira Ação, o interessado pode entrar em contato pelo telefone (85) 3366 8149.

Fonte: Prof. Paulo Rodrigues, coordenador do Inspira Ação – fone: (85) 3366 8149