Pós-graduação em Linguística promove palestra sobre impacto de hiperlinks na leitura digital

Homem utilizando equipamento de rastreio ocularO Laboratório de Ciências Cognitivas e Psicolinguística e o Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará recebem, no dia 11 de fevereiro, às 16h, o Prof. Denis Drieghe, da Universidade de Southampton, no Reino Unido, para a palestra "Leitura para compreensão versus leitura rápida na web: o impacto de hiperlinks e navegação".

Organizado pela Profª Elisângela Teixeira, do Departamento de Letras Vernáculas, a palestra aborda um estudo, realizado a partir de registros dos movimentos oculares, sobre as diferenças de compreensão entre a leitura na web de textos monocromáticos e a de textos que possuem palavras com links associados, geralmente grifados em cores distintas. No estudo, notou-se que as palavras associadas eram mais dificilmente ignoradas. A partir disso, serão discutidos os resultados da pesquisa e a necessidade de também estudar o comportamento da leitura em ambientes mais realistas.

O evento será realizado no Auditório José Albano, localizado na área 1 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2683, Benfica). Não é necessário se inscrever para participar.

PALESTRANTE – Denis Drieghe é professor de Psicologia Experimental do Departamento de Psicologia da Universidade de Southampton desde 2009 e sua pesquisa envolve o registro de movimentos oculares para examinar o processamento cognitivo durante a leitura. É Ph.D. em Psicologia Experimental pela Universidade de Ghent, na Bélgica, além de editor associado de métodos de pesquisa de comportamento, entre outras áreas de estudo.

 Fonte: Profª Elisângela Teixeira, do Departamento de Letras Vernáculas da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.