Fisioterapia da UFC seleciona pacientes para avaliação e tratamento de doença que afeta o joelho

Imagem: O protocolo aplicado aos pacientes envolve três atendimentos semanais e uma avaliação mensalO grupo de pesquisa de Avaliação, Prevenção e Intervenção das Alterações dos Tendões – Tendon Research Group (TRG), do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará, seleciona pacientes voluntários para avaliação e tratamento de tendinopatia patelar. A doença, conhecida como "joelho do saltador", afeta principalmente jovens que realizam atividades físicas com frequência, com dores que costumam interromper as práticas desportivas.

Após uma triagem inicial, os pacientes selecionados terão acesso gratuito a atendimentos fisioterapêuticos durante 12 semanas, no Campus do Porangabuçu. Interessados podem se inscrever via formulário eletrônico, sem prazo final de inscrição.

De acordo com o coordenador do TRG, Prof. Rodrigo Oliveira, participam do presente estudo acadêmicos do Curso de Fisioterapia e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia e Funcionalidade da UFC. A pesquisa foi contemplada no Edital Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com recursos de R$ 20 mil, investidos na compra de materiais e equipamentos. O coordenador explica que, além de atender a comunidade em geral, o grupo auxilia os estudantes das equipes do Programa de Desporto Universitário da UFC.

"A tendinopatia patelar atinge pacientes jovens, ativos, que praticam esportes com saltos, vôlei, handebol, basquete e outras modalidades, como corrida, atletismo e futebol. Existem formas de prevenir a doença com o controle de carga, treinando-se de maneira adequada e anulando-se fatores como retrações musculares e déficits de mobilidade", esclarece o Prof. Rodrigo Oliveira.

TRATAMENTO – Segundo Rafaela Lima, do sétimo semestre do Curso de Fisioterapia e bolsista de iniciação científica do projeto, o protocolo aplicado aos pacientes envolve três atendimentos semanais e uma avaliação mensal. Para a estudante, a experiência de participar de uma pesquisa dessa natureza a tem ajudado a desenvolver habilidades e contribuído bastante com seu crescimento acadêmico e profissional.

"O tratamento oferecido é composto por quatro estágios, que envolvem exercícios isotônicos, isométricos e agachamento associados ao uso de uma bandagem funcional chamada dynamic tape. Esses procedimentos resultarão no tratamento da tendinopatia patelar e, assim, os participantes poderão voltar à prática esportiva reabilitados", afirmou Rafaela Lima.

Fonte: Prof. Rodrigo Oliveira, do Departamento de Fisioterapia da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.