Representante da Casa de Vovó Dedé é recebido pelo reitor; ações extensionistas são discutidas

Imagem: foto de três pessoas sentadas em uma reuniãoO reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, tem fortalecido as interações com diversos setores da sociedade. Uma delas é a aproximação com instituições sociais. Na tarde desta quarta-feira (5), ele recebeu, no gabinete da Reitoria, Jonab Fernandes, coordenador-geral da Casa de Vovó Dedé, organização sem fins lucrativos que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Na ocasião, Jonab fez uma breve apresentação sobre a Casa de Vovó Dedé. Fundada em 1993, a instituição atende, atualmente, 1.540 crianças e jovens de 6 a 29 anos moradores da Barra do Ceará e bairros adjacentes. De acordo com ele, no contraturno da escola, a Casa oferece cursos nas áreas de música, tecnologia e audiovisual. “Nosso segredo é que não ensinamos apenas música, nós cuidamos das pessoas”, comentou.

Além de apresentar a Casa de Vovó Dedé ao reitor, a visita do coordenador da instituição teve o objetivo de buscar parceiras com a Universidade. Segundo Jonab, a Casa de Vovó Dedé já possui uma relação "afetiva" com a UFC, seja por estudantes que passaram pela Casa e hoje são alunos da Universidade, seja por meio de projetos e ações já desenvolvidas entre as duas instituições.

A intenção, agora, é que a UFC possa levar à Casa instrutores de áreas como computação e ciências de dados. O reitor da Universidade, Prof. Cândido Albuquerque, por sua vez, mostrou-se receptivo à ideia. Ele solicitou ao coordenador da Casa que formalize uma proposta para que, posteriormente, possa ser discutida com a Pró-Reitoria de Extensão.

"A proposta de uma atuação da UFC com a Casa de Vovó Dedé é muito interessante. Nós vamos poder fazer da nossa extensão um braço social", considerou, destacando o papel da UFC na área social. "A Universidade só se legitima perante a sociedade se ela praticar esse tipo de ação, que vai qualificar as pessoas em um bairro carente. Esse tipo de ação é indispensável para a sociedade", comentou.

Participou também do encontro a servidora técnico-administrativa da UFC, Waltenusia Maia, voluntária da Casa de Vovó Dedé.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331