Reitor visita escritório do Ceará 2050 e ressalta papel da UFC na execução do plano

Imagem: Segundo  reitor, o ponto fundamental para a UFC a partir de agora é ser protagonista também na implantação dos diversos programas e projetos previstos no plano (Foto: Viktor Braga/UFC)Demonstrando o interesse da Universidade Federal do Ceará em contribuir cada vez mais com o desenvolvimento do Estado, o reitor Cândido Albuquerque e o vice-reitor Glauco Lobo visitaram ontem o escritório da plataforma de desenvolvimento estratégico Ceará 2050, no bairro Joaquim Távora.

O plano, formulado pelo Governo do Estado em parceria com a UFC, consiste em um amplo planejamento do Ceará para os próximos 30 anos. O documento está em fase de conclusão e será apresentado à sociedade em breve.

"O projeto é muito bom. Terminou com produtos absolutamente palpáveis e aplicáveis. Há uma segunda etapa, a da execução, que é o que precisamos discutir agora. O trabalho foi finalizado com proveito muito grande, apresentando propostas que são fundamentais para que o Estado consiga crescer com um programa permanente de planejamento. Acho que é fundamental e minha impressão é a melhor possível", disse o reitor.

PROTAGONISMO ‒ Segundo Cândido, o ponto fundamental para a UFC a partir de agora é ser protagonista também na implantação dos diversos programas e projetos previstos no plano. "Quero que a UFC acompanhe a execução desse projeto. Criar os programas foi importante, mas acompanhar a execução desses programas é ainda mais, senão eles não serão executados. É preciso que haja um compromisso. A Universidade está à disposição e é isso que estamos discutindo com o Governo", explicou.

O reitor salientou ainda a importância da criação de ferramentas de governança para acompanhar a execução do plano, na prática. Isso porque, segundo ele, a gestão compartilhada dos projetos por meio de mecanismos de eficiência administrativa confere à administração pública maior compromisso com a execução do Ceará 2050, tornando o Ceará 2050 uma política de Estado.

Imagem: O professor da UFC e coordenador-geral do Ceará 2050, José de Paula Barros Neto, afirmou que estão sendo acertados os últimos detalhes do plano (Foto: Viktor Braga/UFC)CONCLUSÃO DO PLANO ‒ O professor da UFC e coordenador-geral do Ceará 2050, José de Paula Barros Neto, afirmou que estão sendo acertados os últimos detalhes do plano, que deve ser concluído até o fim de fevereiro. Logo depois, será lançado um livro-síntese, voltado a toda a sociedade, no qual são apresentados os principais pontos.

Ao todo, foram formulados 20 grandes programas estratégicos, referentes a áreas como educação, saúde, infância, recursos hídricos, agricultura, segurança, energia, ciência, tecnologia e inovação, turismo, entre outras.

"O plano está praticamente concluído. Agora é o trabalho de finalização da síntese dos programas. São mais de 400 ações, divididas entre esses 20 programas grandes, com uma visão transversal", explicou Barros Neto. Ele endossou a fala do reitor no sentido de estabelecer mecanismos de governança, conferindo indicadores, prazos e metas para a consecução dos objetivos estabelecidos.

O Prof. Barros Neto salientou ainda que a UFC foi essencial na elaboração do plano, por intermédio de dezenas de professores que contribuíram para pensar as áreas estratégicas do Estado em longo prazo. Ele também citou que a comunicação institucional da Universidade teve papel fundamental para que o Ceará 2050 se tornasse mais conhecido pela comunidade acadêmica e esta passasse a se engajar na iniciativa.

"A Universidade tem o papel de ser uma das condutoras desse processo. Por outro lado, há ações que podem ser feitas pela própria UFC, pois temos discussões que vão impactar a formação dos nossos alunos, na pesquisa, na extensão, e podem ser atreladas ao que está no Ceará 2050", exemplificou.

O plano Ceará 2050 foi elaborado ao longo de mais de dois anos de intensas atividades, reunindo os mais diversos setores da sociedade, com eventos e outras iniciativas em todas as regiões do Estado.

Também participaram da reunião por parte do Ceará 2050 o coordenador executivo, Expedito Parente Júnior, os coordenadores Antônio Miranda e Airton Ibiapina e as supervisoras Rumana Rodrigues e Luíza Silva.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331