Reitor visita IEFES e irá a Brasília em busca de recursos para atender a demandas da unidade

Imagem: Acompanhado de pró-reitores e gestores da UFC, o reitor Cândido Albuquerque visitou o IEFES e tomou conhecimento, in loco, de demandas da unidade (Foto: Ribamar Neto/UFC)O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, acompanhado de pró-reitores e gestores da UFC, visitou, na manhã desta quinta-feira (6), o Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Instituição e tomou conhecimento, in loco, de demandas da unidade enviadas pela nova diretoria do instituto com relação a obras inacabadas e à infraestrutura do parque aquático, pista de atletismo, ginásio e vestiários. Na próxima segunda-feira (10), o reitor vai a Brasília para manter contato com integrantes da bancada parlamentar cearense e de ministérios, com o objetivo de obter recursos para solucionar os problemas diagnosticados.

A visita do reitor ocorreu em virtude de um levantamento prévio sobre as condições das instalações e de funcionamento do IEFES, ilustrado com fotos, elaborado pela diretora do instituto, Profª Maria Eleni Henrique da Silva, e pelo vice-diretor, Prof. Edson Silva Soares, que tomaram posse em outubro do ano passado e precisam fazer o planejamento para os quatro anos de gestão. "A partir disso, marcamos uma reunião com o reitor (ocorrida na última quarta-feira, dia 5), mostramos o dossiê e apresentamos as nossas necessidades imediatas para a graduação e os projetos de extensão. Prontamente ele veio para vê-las in loco", disse a diretora.

O reitor verificou problemas estruturais, especialmente no ginásio de esportes, vestiários, piscina olímpica e pista de atletismo; e viu obras que precisam ser finalizadas, tanto no ginásio de esportes como em outra construção projetada para abrigar atividades de ginástica olímpica.

URGÊNCIA ‒ Ao fim da visita, o Prof. Cândido solicitou à diretoria do IEFES, em conjunto com a Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC Infra), que seja feito um levantamento, incluindo estimativa de orçamento, sobre o que poderá ser reformado e o que precisará ser demolido e reconstruído. Ele quer levar esse "levantamento emergencial" já na segunda-feira (10) para Brasília. "Fizemos um trabalho com parlamentares para conseguir verbas", lembrou ele, referindo-se às articulações que vêm sendo feitas com representantes da bancada cearense no Congresso.

SOCIEDADE BENEFICIADA ‒ Além de contar com os cursos de licenciatura e bacharelado de Educação Física, que atendem quase mil alunos e são bem avaliados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e outras avaliações do Ministério da Educação, o IEFES exerce um papel da maior importância social através da oferta de 32 projetos de extensão que beneficiam a população de bairros do entorno do Campus do Pici, os alunos e servidores da UFC.

A Profª Eleni informa que atualmente são ofertadas atividades de natação, dança, musculação, lutas, balé, ioga, hidroginástica e avaliação nutricional. A pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth Daher, que participou da visita, conversou com a diretoria do IEFES e garante que, mesmo com as necessidades de reformas e outras obras que deverão ser feitas no IEFES, a pró-reitoria fará o possível para dar continuidade às ações de extensão.

PRESENÇAS ‒ Além dos professores citados, acompanharam o reitor na visita o vice-reitor, Glauco Lobo; o pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt; o superintendente de Infraestrutura e Gestão Ambiental, Prof. Ademar Gondim, e o superintendente-adjunto, Rafael Henriques; o prefeito do Campus do Pici, Antônio Moacyr Ribeiro Tupinambá; o coordenador do Curso de Educação Física (diurno), Prof. Eduardo Mota; a vice-coordenadora do Curso de Educação Física (noturno), Profª Marcela Ferracioli; e o administrador do IEFES, Anésio Moura, entre outros integrantes da comitiva.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC ‒ (85) 3366 7331