Pesquisadores da UFC participam de missão em Portugal para desenvolvimento de sistema óptico

Imagem: foto do Prof. Esequiel Mesquita e dos estudantes Victória Lima e Israel NiltonA Universidade Federal do Ceará e a Universidade de Aveiro, em Portugal, estão juntas no desenvolvimento de sistemas inteligentes de monitoramento de dutos de transporte de gás. Nesta semana, o coordenador do Curso de Engenharia Civil do Campus da UFC em Russas, Prof. Esequiel Mesquita, e os estudantes Victória Lima, do Curso de Engenharia Metalúrgica da UFC em Fortaleza, e Israel Nilton, do Curso de Engenharia Civil do Campus de Russas, desembarcaram em Portugal para dar seguimento ao projeto.

O grupo participa de uma missão técnica na Universidade de Aveiro, onde permanecerá até o dia 28 realizando pesquisas no Departamento de Física e no Instituto de Telecomunicações. A ideia é que, neste período, eles façam gravações de sistemas ópticos, ou seja, modulações dos sinais ópticos para calibrar determinado parâmetro físico, químico ou mecânico de um sistema.

Em execução desde outubro de 2019, o projeto é financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e tem como objetivos o desenvolvimento de um sistema óptico de monitoramento da integridade dos dutos de transporte de gás e a construção de um protótipo para ser instalado na Companhia de Gás do Ceará (CEGAS), empresa parceira da pesquisa.

Sistemas ópticos são compostos por sensores de fibra ótica com diâmetro próximo ao de um fio de cabelo que são imunes a interferências de campos eletromagnéticos, podendo ser empregados para aplicações de longa distância. A aplicação deles é requerida em situações nas quais há risco de explosões, por exemplo.

Além dos três pesquisadores, o estudo conta ainda com a participação dos professores Paulo Antunes, da Universidade de Aveiro; Aliny Monteiro, do Curso de Engenharia Civil do Campus da UFC em Russas; e Walney Silva, do Curso de Engenharia Metalúrgica da UFC em Fortaleza.

Fonte: Setor de Comunicação e Produção Cultural do Campus da UFC em Russas ‒ fone: (88) 3411 9234