CONSUNI: UFC aprimora estrutura da PROINTER para estimular empreendedorismo e inovação

Imagem: foto pessoas no ConsuniO Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Ceará aprovou, na manhã desta sexta-feira (7), a reestruturação da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) para incluir as áreas de empreendedorismo e inovação. A unidade passa agora a se chamar Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional. A mudança foi aprovada por 33 votos, com duas abstenções.

A nova estrutura funde as três atuais coordenadorias da PROINTER, relativas à Internacionalização, em duas (Coordenadoria de Mobilidade Acadêmica e Coordenadoria de Convênios Internacionais), e ganha outras duas (Coordenadoria de Empreendedorismo e Coordenadoria de Inovação Institucional). Segundo o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, a nova Pró-Reitoria deve ser transversal, trabalhando em conjunto com áreas como a da pesquisa, e impulsionando a modernização da Universidade.

Imagem: foto de pessoas no computador"Essa iniciativa aproxima três princípios estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFC: internacionalização, empreendedorismo e inovação", diz o titular da PROINTER, Prof. Augusto Albuquerque, que também foi relator do processo.

O papel da Coordenadoria de Inovação Institucional, por exemplo, será justamente apoiar e articular o trabalho das estruturas que já atuam com esses temas na UFC, como a Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT), o Parque Tecnológico e a Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA).

INOVAÇÃO NA UFC ‒ O reitor diz que a UFC tem pressa em passar por mudanças. Entre as ampliações planejadas para a Universidade, está a transformação da CIT em uma agência de inovação. Uma ótima referência sobre várias unidades que trabalham a inovação de forma integrada foi encontrada na Universidade de Nankai, na China, visitada pelo reitor em dezembro do ano passado.

Segundo o reitor, a UFC precisa integrar suas várias unidades para desenvolver seu potencial. "O problema é que hoje está tudo isolado. O melhor exemplo que a gente tem aqui é a questão da inteligência artificial. Temos pelo menos cinco grupos tratando do assunto, e nem sempre um sabe o que o outro está fazendo", destaca. "Por isso, estamos pensando em criar um instituto ou um centro de pesquisas em inteligência artificial. Se você estiver desenvolvendo um trabalho e o colega igual, vamos juntar", explica.

Imagem: foto do reitor da UFC falando ao microfoneO reitor diz ainda que está conversando com os coordenadores dos principais laboratórios da Universidade para permitir que esses equipamentos sejam multiusuários ‒ ou seja, de modo que possam ser utilizados por estudantes e pesquisadores de diversas unidades ‒ como já são a Central Analítica e alguns laboratórios do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM).

"Hoje, algumas pessoas estão fazendo sua pesquisa, precisam usar o equipamento de outro laboratório e, por isso, têm dificuldade [de acesso]. A ideia é ter, como na Central Analítica, uma plataforma em que se pode cadastrar [para uso] e tirar esse patrimonialismo, possibilitando a todos que tiverem uma pesquisa com pertinência temática a usarem-na". A recepção dos coordenadores de laboratórios à ideia está sendo positiva, diz o reitor.

REPERCUSSÃO ‒ Durante a reunião do CONSUNI, a proposta de reformulação da estrutura da Pró-Reitoria foi elogiada. "Temos um ecossistema de inovação na UFC. Existem muitas ações descentralizadas, e essa articulação que o Prof. Augusto citou será bem-vinda e importante", diz o Prof. Rodrigo Porto, pró-reitor-adjunto da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

Para ele, a CIT terá uma relação muito intensa com a nova estrutura da Pró-Reitoria. "Temos sinergia muito clara e avanços nessas duas áreas: uma em que já tínhamos uma velocidade inicial, que é inovação, mas que pode ser impulsionada, e outra que tinha uma carência ainda significativa, que é o empreendedorismo".

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC ‒ (85) 3366 7331