Livro sobre mudanças nas comunicações será lançado nesta quarta-feira (12)

Imagem: O livro "Comunicações em tempos de crise – economia e política" atualiza o debate sobre a democratização da comunicação (Imagem: Divulgação)A Profª Helena Martins, do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará, lança, na próxima quarta-feira (12), às 19h, na Livraria Lamarca (Av. da Universidade, 2475, Benfica), o livro Comunicações em tempos de crise – economia e política

Na obra, Helena Martins aborda questões relacionadas à desinformação, uberização, coleta de dados pessoais, crescimento da vigilância por meio das redes sociais e dispositivos tecnológicos. "São muitas as mudanças vivenciadas no tempo presente que estão associadas às tecnologias da informação e da comunicação", aponta a professora. 

O trabalho apresenta uma discussão panorâmica sobre as comunicações, passando por seu papel na construção da hegemonia, do ponto de vista tanto ideológico quanto econômico. Nesse sentido, traz histórico da radiodifusão e das telecomunicações e analisa as políticas que foram implementadas nesses setores nos últimos anos. Atualizando o debate sobre a democratização da comunicação, aponta que as corporações mais valiosas do mundo são, atualmente, vinculadas às comunicações digitais, como o Google, o Facebook, a Apple e a Microsoft, as quais se configuram hoje como monopólios, exercendo também papéis políticos.

Resultado de parceria com a Editora Expressão Popular e a Fundação Rosa Luxemburgo, o livro está disponível para download

Fonte: Profª Helena Martins, do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.