Procurar no portal

Reitor empossa novo diretor da Biblioteca Universitária na manhã desta segunda-feira (10)

Imagem: foto em que aparecem o novo diretor da biblioteca assinando o termo de posse, o reitor ao lado direito e o prof. Maurício ao fundoEm cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (10), no Gabinete do Reitor, o bibliotecário Felipe Ferreira da Silva tomou posse como diretor da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal do Ceará.

Prestigiado por colegas de bibliotecas setoriais da UFC, Felipe Ferreira da Silva foi recebido pelo reitor Cândido Albuquerque, que salientou os bons resultados na última gestão da BU e a necessidade de apostar em novas ideias, sobretudo no que diz respeito às possibilidades na área digital. "Precisamos revolucionar, buscar o que tiver de melhor ao menor custo, observar o que está sendo feito nas bibliotecas de universidades mundo afora e facilitar o acesso para alunos e pesquisadores", apontou.

A pró-reitora-adjunta de Gestão de Pessoas, Telma Araújo, também saudou o novo diretor da BU e enfatizou a valorização do corpo de servidores técnico-administrativos da UFC. "O Prof. Cândido é muito atento ao nosso Plano de Desenvolvimento Institucional, especialmente no que se refere ao eixo Pessoas-Servidores, que prevê o desenvolvimento do servidor técnico-administrativo na carreira. Felipe traz um olhar técnico e uma visão sistêmica impressionante", declarou.

A ex-diretora do Campus de Crateús, Profª Maria Elias Soares, apontou qualidades de Felipe Ferreira da Silva, que iniciou os trabalhos na UFC na biblioteca da unidade. "Felipe sempre se mostrou, ao longo desse tempo, um servidor pró-ativo e inovador. Ele me ajudou a implementar a primeira ação na diretoria do campus: a aquisição de livros para a biblioteca", disse.

DINAMISMO ‒ O novo diretor da BU destacou a importância da biblioteca como lugar pensante da sociedade e da universidade, imprescindível para a vida de estudantes e pesquisadores. Imagem: foto de todos os presentes à posse reunidos"Espero colaborar com o crescimento da UFC, dar uma nova roupagem à biblioteca, trazer o uso das tecnologias e [fazer o setor] crescer a partir do que a gestão passada já fez, buscando um caráter dinâmico para nossa atuação."

Natural de Juazeiro do Norte, Felipe Ferreira da Silva é graduado em Biblioteconomia pela UFC, especialista em Webdesign pela Faculdade de Juazeiro do Norte e mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). É servidor da UFC desde abril de 2014. No Campus de Crateús, trabalhou na biblioteca até dezembro de 2017, quando assumiu a prefeitura da unidade.

Também compareceram à posse o chefe de gabinete da Reitoria, Fernando Henrique Carvalho; o superintendente e o superintendente-adjunto de Infraestrutura e Gestão Ambiental da UFC, Ademar Gondim e Rafael Henriques, respectivamente; o diretor da Faculdade de Direito, Maurício Feijó Benevides de Magalhães Filho; a pró-reitora-adjunta de Planejamento e Administração, Adênia Maria Augusto Guimarães; a coordenadora de Planejamento e Gestão Estratégica da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), Roberta Queirós; a assessora-geral da PROPLAD, Luana Sombra; o coordenador de Administração e Patrimônio da PROPLAD, Marcos Barbosa; a servidora da Biblioteca de Ciências da Saúde Adeli Gomes Moreira; a ex-diretora da Biblioteca do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), Nadsa Cid; e as bibliotecárias da Biblioteca da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), Conceição Sampaio e Dioneide Barros.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC ‒ fone: (85) 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300