UFC participará de evento em São Paulo sobre empreendedorismo e inovação

Imagem: Foto do Prof. Abraão SaraivaA Universidade Federal do Ceará estará presente no evento Academic Workshop BR+UK on Social Impact Agenda, a se realizar de quarta (12) a sexta-feira (14), em São Paulo, com o intuito de promover o compartilhamento de boas experiências de ensino, pesquisa e projetos de impacto social entre acadêmicos do Reino Unido e do Brasil. O Prof. Abraão Saraiva, coordenador do Centro de Empreendedorismo da UFC, é um dos 14 selecionados (11 brasileiros e 3 britânicos) para participar da iniciativa.

O evento, promovido pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), em parceria com o British Council e a Fundação Tide Setubal, servirá como ponto de contato inicial entre a UFC, o próprio British Council e acadêmicos de universidades britânicas que atuam nas áreas de educação empreendedora e em negócios de impacto. O principal objetivo é promover espaços de diálogo e intercâmbio entre os participantes e contribuir para o avanço do conhecimento aplicável a empreendedorismo social, inovação social, negócios de impacto e comunidades em situações vulneráveis.

O primeiro dia do evento será voltado para o conhecimento mútuo dos projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pelos participantes. O segundo será destinado a atividades de campo, com visita in loco a projetos de empreendedorismo de impacto situados na periferia de São Paulo, especificamente no Jardim Lapena e no Galpão ZL. Já o terceiro dia do evento será dedicado a sessões de trabalho de construção colaborativa de novas parcerias entre os participantes do Reino Unido e do Brasil que integram a Rede Academia do ICE.

Na oportunidade, o Prof. Abraão Saraiva fará uma apresentação sobre o Centro de Empreendedorismo (CEMP) da UFC, programa de extensão coordenado por ele desde 2015, e outras ações orientadas à inovação na Universidade. Segundo o professor, sua participação no encontro visa aprimorar conexões nacionais e internacionais relativas à educação empreendedora na UFC e fortalecer a Coordenadoria de Empreendedorismo, criada recentemente com a nova Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), "especialmente em se tratando do contexto do empreendedorismo de impacto socioambiental voltado para regiões carentes de desenvolvimento socioeconômico", explica.

Além do Prof. Abraão Saraiva, também segue para participação no evento o Prof. José Milton de Sousa Filho, da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). "A ideia é que façamos parcerias conjuntas", resumiu o diretor do CEMP.

PIBI ‒ Outro ponto a ser apresentado pelo Prof. Abraão é o Programa Institucional de Bolsas de Inovação (PIBI), da Pró-Reitoria de Administração e Planejamento (PROPLAD), com apoio da PROINTER.

O PIBI terá uma temática formativa voltada à necessidade de inovação com o objetivo de criar novos caminhos e novas tecnologias, disponibilizando bolsas para estudantes de graduação que poderão atuar colaborativamente em projetos interdisciplinares.

"Vislumbra-se que os estudantes atuem em espaços de coworking a serem disponibilizados pela Universidade, sejam capacitados quanto à modelagem e ao desenvolvimento de negócios e sejam conectados com especialistas e mentores dos ecossistemas empreendedores cearense, nacional e internacional", adianta o Prof. Abraão.

Fonte: Prof. Abraão Freires Saraiva Júnior, coordenador do Centro de Empreendedorismo da UFC ‒ e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.