Docente da Pós-Graduação em Estudos da Tradução recebe bolsa de professor visitante na Itália

Prof. Rafael FerreiraO Prof. Rafael Ferreira, do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POET), será, a partir de 1° de março, professor visitante sênior da Universidade de Cagliari (UNICA), na Sardenha, Itália. A oportunidade surgiu a partir da conquista de uma das três bolsas da área de Linguística e Literatura, distribuídas nacionalmente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Governo Federal.

Na universidade italiana, o pesquisador desempenhará, por 12 meses, atividades de ensino e pesquisa, entre elas o desenvolvimento do projeto intitulado "Os desafios da tradução de Andrea Camilleri", escritor, roteirista e diretor de teatro e televisão italiano. "A Universidade de Cagliari hoje é referência internacional na pesquisa sobre Andrea Camilleri. Há mais de 10 anos se utiliza a obra do autor como corpus de investigação", explica Ferreira.

Entre as vantagens do intercâmbio, o professor destaca a oportunidade de pesquisar o autor diretamente no país de origem e enfatiza que "a UNICA não só é o maior núcleo camillerista do mundo como também tem uma posição estratégica em relação a bibliotecas italianas e europeias, às outras universidades com núcleos camilleristas e à Sicília (região de Camilleri), o que possibilitará participar de eventos externos e pesquisar a identidade cultural siciliana in loco".

PARCERIA – Desde 2011, o Prof. Rafael Ferreira fomenta a parceria entre a UFC e a Universidade de Cagliari. Entre as atividades promovidas estão os eventos e palestras realizados em ambos países. Ele explica que o intercâmbio entre a UNICA e o POET estimulará a colaboração através de ações didáticas e de publicações conjuntas de pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior e também discentes da graduação e da pós-graduação. Segundo ele, a parceria dará ao programa maior visibilidade internacional.

PESQUISADOR – Rafael Ferreira é professor de Língua Italiana no Departamento de Letras Estrangeiras da UFC desde 2009 e faz parte do POET desde sua criação, em 2014. Lidera o grupo de pesquisa do CNPq Traduzindo Identidade e Cultura. Atua como coordenador pedagógico do Núcleo de Línguas (NUCLI) Italiano, do programa Idiomas sem Fronteiras da UFC, além de ser membro da Associação Internacional de Estudos Camillerianos e do Comitê Científico da revista italiana Quaderni Camilleriani.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.