PRAE lança edital com mais de 2.300 bolsas e auxílios; Programa de Iniciação Acadêmica é destaque

Imagem: Estudantes da UFC na ReitoriaUm dos principais eixos da Universidade Federal do Ceará, a assistência estudantil ganha um importante incremento em 2020 e amplia o número de alunos contemplados com bolsas e auxílios.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da UFC acaba de lançar o Edital nº 02/2020/PRAE/UFC, referente ao processo seletivo unificado para o Programa de Iniciação Acadêmica, Auxílio Emergencial, Auxílio-Creche e Isenção da Taxa do Restaurante Universitário, para alunos dos campi de Fortaleza.

Nesse edital, há mais de 2.300 bolsas e benefícios para os estudantes. A maior parte é oferecida pelo Programa de Iniciação Acadêmica, com 1.820 bolsas, número superior às 1.500 ofertadas no ano passado.

Entenda as novidades nas bolsas do Programa de Iniciação Acadêmica

Ainda no Edital nº 02/2020/PRAE/UFC, há 550 benefícios de Auxílio Emergencial para estudantes de Fortaleza. Já o Auxílio-Creche e a Isenção da Taxa do Restaurante Universitário não possuem limite de vagas.

INSCRIÇÕES – De acordo com o Edital nº 02/2020/PRAE/UFC, os benefícios são destinados a estudantes de graduação presencial, dos campi de Fortaleza, em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Já o Edital nº 05/2020, publicado em 18 de feveiro, com inscrições até 3, 4 ou 6 de março, de acordo com o campus, é destinado aos estudantes da UFC no Interior.

Com o objetivo de otimizar o processo, pela primeira vez, a primeira etapa das inscrições em Fortaleza ocorre pelo SIGAA, no período de 10 a 21 de fevereiro, até as 17h. Cada estudante poderá solicitar mais de um tipo de benefício.

Para participar do processo seletivo, o estudante deverá acessar o Portal do Discente do SIGAA; selecionar a aba Auxílios e Bolsas e, depois, a aba Processo Seletivo de Auxílios e Bolsas.

Após realizar a inscrição pelo SIGAA, é preciso entregar toda a documentação descrita no Edital nº 02/2020/PRAE/UFC à Divisão de Gestão de Benefícios da PRAE (Rua Paulino Nogueira, 315, bloco III). As datas variam de acordo com a unidade acadêmica do aluno.

Imagem: Cartaz com instruçõesNOVIDADES E VANTAGENS ‒ A pró-reitora de Assistência Estudantil da UFC, Profª Geovana Cartaxo, destacou uma série de novidades na oferta de bolsas da PRAE, principalmente em relação ao Programa de Iniciação Acadêmica.

A primeira delas foi o incremento do número de bolsas do programa, que passou de 1.500 para 1.820, além do aumento no tempo de concessão do benefício, que aumentou de 9 para 10 meses.

Outro ponto é a desburocratização de parte da etapa de inscrições dos alunos, que agora poderão solicitar os benefícios pelo SIGAA, facilitando o processo.

Uma das principais novidades, porém, é a implementação de um sistema informatizado de acompanhamento dos bolsistas. Através de uma parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da UFC, a PRAE poderá avaliar o desenvolvimento acadêmico dos alunos, verificar índices de retenção e evasão e gerar outros indicadores que ajudarão a pró-reitoria a aferir o impacto das bolsas e a implementar políticas públicas.

Essa necessidade de acompanhamento foi uma demanda apresentada pelo reitor Cândido Albuquerque aos pró-reitores ainda no início de sua gestão. O objetivo, segundo ele, era que a Universidade pudesse criar parâmetros de avaliação do impacto das bolsas, de acordo com as áreas do conhecimento, modalidade de benefícios etc.

"Esses pontos promovem a modernização, a otimização da oferta das bolsas. E esse sistema desenvolvido em parceria com a STI vai ajudar muito no acompanhamento dos bolsistas, para que a gente possa saber o que precisamos melhorar, que políticas públicas precisaremos implementar", avaliou a Profª Geovana.

PACCE – A PRAE informa que a solicitação de bolsas para o Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) poderá ser feita no âmbito do Programa de Iniciação Acadêmica. Isso porque um dos eixos do programa é chamado de Eixo de Apoio à Aprendizagem, que contemplará justamente projetos que deem suporte e desenvolvam habilidades necessárias ao aprendizado, a exemplo do PACCE.

OUTROS EDITAIS – Além do processo seletivo unificado, a PRAE também informa que há ainda dois outros editais de bolsas lançados: o Edital nº 03/2020, que oferta 100 vagas para o Programa de Incentivo ao Desporto para alunos da Capital e do Interior, e o Edital nº 01/2020, referente ao Auxílio-Moradia Temporário para estudantes de Fortaleza.

INTERIOR – Já o Edital nº 05/2020, publicado em 18 de feveiro, com inscrições até 3, 4 ou 6 de março, de acordo com o campus, é destinado aos estudantes da UFC no Interior.

Fonte: Divisão de Gestão de Benefícios da PRAE – fone: (85) 3366 7446