UFC realiza leilão público de bens móveis no Campus do Pici; arrecadação superou o valor previsto

Reunião de leilão de bens inservíveis Carros de diversas marcas e modelos foram o destaque entre os lotes do leilão público de bens móveis, considerados como inservíveis ou de recuperação antieconômica para a Universidade Federal do Ceará, realizado na manhã da última sexta-feira (14), no Centro de Ciências Agrárias da UFC, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.

Aberto pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, o leilão foi organizado pela Coordenadoria de Administração e Patrimônio da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e ofertou 3 mil bens divididos em 56 lotes, incluindo, além de veículos, eletroeletrônicos, computadores e impressoras, móveis em geral e equipamentos hospitalares.

Os bens postos em leilão tinham valor total inicial estimado em R$ 246.688,57. De acordo com a pró-reitora-adjunta da PROPLAD, Adênia Maria Augusto Guimarães, ao final, foram arrecadados R$ 348.600,00, valor superior ao previsto inicialmente.

Os carros foram a leilão devido à implantação, na UFC, do Sistema de Transporte por Aplicativo (STA) TáxiGov, para transporte de servidores e colaboradores da Administração Pública Federal em deslocamentos a trabalho. Para o reitor Cândido Albuquerque, a medida mostra como a UFC está se modernizando. "O TáxiGov traz uma economia muito grande para a Universidade, mais eficiência e agilidade. A questão não é só dizer 'eu vou economizar'. É preciso ter eficiência no serviço público. E isso está acontecendo". Ele destacou que o sistema tem um outro fator fundamental: "a transparência. Todo mundo vai saber por que nós estamos usando um carro com dinheiro público", reforçou.

Sobre os demais bens ofertados no leilão, o reitor explicou que "a Universidade tinha muitas coisas que não utilizava mais, mas que podem servir para outras pessoas". Esclareceu que os recursos arrecadados no leilão serão revertidos para as unidades acadêmicas da UFC. "Cada unidade acadêmica está fazendo um projeto sobre isso. Cada um vai ter a prioridade de acordo com suas necessidades", disse.

Reitor Cândido Albuquerque dá inicio ao LeilãoCerca de 60 participantes ‒ entre pessoas físicas e jurídicas ‒ apresentaram lances buscando arrematar os bens que foram listados no Edital de Leilão Público nº 001/2019 – UFC, disponível no site da PROPLAD e no extrato do Leilão nº 01/2019, publicado no último dia 21, no Diário Oficial da União (DOU), na página 61, seção 3.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC ‒ fone: (85) 3366 7331