Reitor participa de evento do LIDE Ceará para falar sobre conexão da UFC com setor produtivo

Imagem: O Prof. Cândido Albuquerque cumpre mandato como reitor da UFC de 2019 a 2023 (Foto: Viktor Braga)O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, abrirá a programação anual de encontros do LIDE Ceará nesta quarta-feira (19), a partir das 8h, falando sobre o tema "Uma visão da universidade contemporânea e a conexão da UFC com o setor produtivo". O café-debate é exclusivo a filiados do LIDE e ocorre no Salão Spazio do Hotel Gran Marquise (Avenida Beira-Mar, 3980, Meireles).

Seguindo a tendência de alinhar as demandas do setor produtivo às pesquisas desenvolvidas em instituições de ensino superior, a UFC sediou em 30 de janeiro, na sala do Conselho Universitário (CONSUNI), a primeira reunião de 2020 do Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

Na ocasião, a administração superior da UFC informou os participantes sobre o projeto de lançamento do Condomínio de Empreendedorismo, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza, dedicado ao empreendedorismo e à inovação tecnológica, com inauguração prevista ainda para o primeiro semestre de 2020. A UFC é uma das instituições brasileiras que mais depositam patentes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), além de ser considerada a sétima do Brasil em inovação, conforme o ranking Universidades Empreendedoras.

O REITOR – O Prof. Cândido Albuquerque é docente da UFC desde 1991, lecionando a disciplina Direito Penal na graduação e na pós-graduação da Faculdade de Direito. Foi chefe do Departamento de Direito Público daquela faculdade, de 1998 a 2002 e de 2008 a 2011, e coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da UFC de 2010 a 2011.

Foi, ainda, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Ceará, no triênio 1995-1997; conselheiro federal da OAB, eleito para o triênio 2013-2015, além de sócio-fundador do escritório Cândido Albuquerque Advogados Associados (sediado em Fortaleza desde 1981), dentre outros cargos. Nomeado como reitor da UFC em agosto de 2019, seu mandato à frente da Universidade se estenderá até 2023.

LIDE CEARÁ – O LIDE Ceará é um grupo de líderes empresariais multissetorial, independente, apartidário, com alta conectividade e com foco no desenvolvimento socioeconômico. O objetivo do grupo é ampliar o ambiente de negócios e as oportunidades, interligando e dando projeção para as empresas, debatendo temas diversos, influenciando e defendendo posicionamentos. A organização está presente em cinco continentes: América, Europa, África, Ásia e Oceania.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331